• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2020.tde-26022021-092246
Document
Auteur
Nom complet
Maria Fernanda Riscali de Lima Moraes
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2020
Directeur
Jury
Mourão, Maria Dora Genis (Président)
Avancini, Atilio José
Capuzzo Filho, Heitor
Sene, Joel La Laina
Silva, Wagner Souza e
Titre en portugais
O cinema do diretor de fotografia: traços estilísticos em Walter Carvalho
Mots-clés en portugais
Autoria
Cinema
David Bordwell
Direção de fotografia
Estilo
Jacques Aumont
Walter Carvalho
Resumé en portugais
O presente trabalho busca evidenciar a atuação de diretores de fotografia como parceiros dos diretores, e não apenas colaboradores, na autoria dos filmes. Objetivando investigar o papel criativo dos diretores de fotografia e a possibilidade de identificação estilística em sua atuação, parte-se da distinção entre filme e cinema, estabelecida por Jacques Aumont, buscando-se criar o conceito de cinema do diretor de fotografia: um modo de apreensão e de visão da realidade transposto na elaboração das imagens cinematográficas. Utilizando a metodologia estabelecida por David Bordwell, originalmente aplicada ao trabalho de diretores de cena, são analisados padrões internos dos filmes a partir da leitura formal dos elementos plásticos de composição e dos parâmetros técnicos de elaboração das imagens, com o objetivo de identificar traços recorrentes nas obras, que apontem para a autoria do fotógrafo. A metodologia é aplicada ao trabalho de Walter Carvalho (1947- ), diretor de fotografia com atuação relevante no cinema brasileiro, em sete filmes produzidos no período compreendido entre 1995 e 2017.
Titre en anglais
Cinematographer's cinema: the style of Walter Carvalho
Mots-clés en anglais
Author
Cinema
Cinematography
David Bordwell
Jacques Aumont
Style
Walter Carvalho
Resumé en anglais
The present work focus on the performance of cinematographers as partners of directors, and not only as collaborators, in the autorship of movies. Aiming to investigate the creative role of cinematographers and the possibility of stylistic identification in their performance, and based on the distinction between film and cinema, established by Jacques Aumont, we create the concept of cinematographer's cinema: a way of apprehension of reality transposed to the creation of cinematographic images. Using David Bordwell's methodology, originally applied to the work of directors, internal patterns of the movies are studied, including formal aspects of composition's elements and technical parameters of the images, to identify cinematographer's authorship. The methodology is applied to the work of Walter Carvalho (1947- ), cinematographer with a relevant role in Brazilian cinema, with the analysis of seven movies produced between 1995 and 2017.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2021-02-26
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.