• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2023.tde-19122023-110121
Documento
Autor
Nombre completo
Joyce de Oliveira Rossi
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2023
Director
Tribunal
Mello, Cecilia Antakly de (Presidente)
Silva, Mariana Duccini Junqueira da
Vieira Junior, Erly Milton
Título en portugués
Realismo e trauma no cinema contemporâneo: um estudo de O ato de matar e Tio Boonmee, que pode recordar suas vidas passadas
Palabras clave en portugués
Apichatpong Weerasethakul
Cinema contemporâneo
Joshua Oppenheimer
Realismo corpóreo
Realismo fantasmagórico
Realismo traumático
Resumen en portugués
Esta dissertação se propõe a investigar manifestações do realismo no cinema contemporâneo, tendo como ponto de partida os filmes O ato de matar, de Joshua Oppenheimer (The Act of Killing/ Jagal, Reino Unido/ Dinamarca/ Noruega/ Indonésia, 2012) e Tio Boonmee, que pode recordar suas vidas passadas, de Apichatpong Weerasethakul (Lung Bunmi Raluek Chat, Tailândia/ França/ Alemanha/ Espanha, 2010). Nossa hipótese é a de que esses filmes aliam um impulso realista à dimensão do trauma, o que ao mesmo tempo reforça e atenua seu comprometimento com o real quotidiano e histórico. Em um primeiro momento, objetiva-se analisar as relações entre realismo e trauma a partir da fantasmagoria conjurada na diegese de O ato de matar. Essa fantasmagoria emerge a partir da articulação fílmica engendrada por Joshua Oppenheimer, seus colaboradores e personagens, levando à denúncia da presença de fantasmas do genocídio indonésio dos anos 1960 na contemporaneidade. Isso possibilitará uma aproximação, por comparação e contraste, com o filme Tio Boonmee, que pode recordar suas vidas passadas, que, assim como O ato de matar, conta com a presença de fantasmas em sua diegese, apontando para um passado recente traumático na Tailândia dos anos 1960, ainda latente na experiência do dia a dia do país. Conforme iremos sugerir, ambas as obras lançam mão de procedimentos de linguagem realistas, em termos bazinianos (cinema documental, profundidade de campo, plano-sequência, atores não profissionais, ênfase na contemporaneidade e no quotidiano), e ao mesmo tempo trazem à tona um passado recente traumático e seus respectivos fantasmas.
Título en inglés
-
Palabras clave en inglés
Apichatpong Weerasethakul
Contemporary cinema
Corporeal realism
Joshua Oppenheimer
Phantasmagorical realism
Traumatic realism
Resumen en inglés
This dissertation sets out to investigate manifestations of realism in contemporary cinema, taking as its starting point the films The Act of Killing by Joshua Oppenheimer (The Act of Killing/Jagal, UK/Denmark/Norway/Indonesia, 2012) and Uncle Boonmee, Who Can Recall His Past Lives by Apichatpong Weerasethakul (Lung Bunmi Raluek Chat, Thailand/France/Germany/Spain, 2010). Our hypothesis is that these films combine a realist impulse with the dimension of trauma, which at the same time reinforces and attenuates their commitment to the everyday and historical real. Firstly, the aim is to analyse the relationship between realism and trauma based on the phantasmagoria conjured up in the diegesis of The Act of Killing. This phantasmagoria emerges from the filmic articulation engendered by Joshua Oppenheimer, his collaborators and characters, leading to the denunciation of the presence of ghosts of the Indonesian genocide of the 1960s in contemporary times. This will make it possible to draw a comparison and contrast with the film Uncle Boonmee, Who Can Recall His Past Lives, which, like The Act of Killing, has the presence of ghosts in its diegesis, pointing to a traumatic recent past in Thailand in the 1960s, still latent in the countrys daily experience. As we will suggest, both works make use of realist procedures, in Bazinian terms (documentary cinema, depth of field, long takes, non-professional actors, emphasis on contemporaneity and everyday life), and at the same time bring to light a traumatic recent past and its respective ghosts.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-12-19
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.