• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2022.tde-19042023-143317
Documento
Autor
Nome completo
Raul Lemos Arthuso
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Hamburger, Esther Imperio (Presidente)
Júnior, Luiz Carlos Gonçalves de Oliveira
Cardenuto Filho, Reinaldo
Saber, Tales Afonso Muxfeldt Ab'
Xavier, Ismail Norberto
Título em português
A imagem partida: estudos sobre cinema brasileiro no século XXI
Palavras-chave em português
Cinema brasileiro
Contemporâneo
Narrativa
Personagem
Sociedade
Resumo em português
Esta tese é um conjunto de ensaios sobre a produção cinematográfica brasileira contemporânea de ficção a partir da ideia de imagem partida. Após 2012, os filmes brasileiros passam a refletir questões importantes das desigualdades históricas da sociedade com formas expressivas que deixam expostas certas fraturas que antes apareciam amenizadas, especialmente na produção da década anterior. Assim, conflitos entre as classes sociais, tensões no espaço urbano, desigualdades raciais e de gênero ganham destaque central na produção, com representações que visam expor as faíscas da sociedade brasileira. Para descrever essas formas, serão colocadas em confronto um conjunto de filmes que movimentaram o debate, seja na esfera dos festivais ou quando de seu lançamento em circuito comercial, de diferentes setores da produção cinematográfica brasileira. Por essa comparação, organizada em eixos temáticos, o trabalho pretende mostrar a experiência social contemporânea e o processo histórico de rupturas, conflitos e debates inflamados do Brasil neste século foi abordada pelo cinema e incorporada enquanto forma.
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
Brazilian cinema
Character
Contemporary
Narrative
Society
Resumo em inglês
This thesis is a set of essays on contemporary Brazilian cinematographic production of fiction based on the idea of fractured image. After 2012, Brazilian films began to reflect important issues of the historical inequalities of society with expressive forms that expose certain fractures that previously appeared to be softened, especially in the production of the previous decade. Thus, conflicts between social classes, tensions in the urban space, racial and gender inequalities gain central prominence in the production, with representations that aim to expose the sparks of Brazilian society. In order to describe these forms, a set of films that moved the debate will be confronted, whether in the sphere of festivals or when they are released on the commercial circuit, from different sectors of Brazilian cinematographic production. Through this comparison, organized into thematic axes, the work intends to show the contemporary social experience and the historical process of ruptures, conflicts and heated debates in Brazil in this century was approached by cinema and incorporated as form.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2023-04-19
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.