• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2022.tde-19042023-143317
Document
Auteur
Nom complet
Raul Lemos Arthuso
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2022
Directeur
Jury
Hamburger, Esther Imperio (Président)
Júnior, Luiz Carlos Gonçalves de Oliveira
Cardenuto Filho, Reinaldo
Saber, Tales Afonso Muxfeldt Ab'
Xavier, Ismail Norberto
Titre en portugais
A imagem partida: estudos sobre cinema brasileiro no século XXI
Mots-clés en portugais
Cinema brasileiro
Contemporâneo
Narrativa
Personagem
Sociedade
Resumé en portugais
Esta tese é um conjunto de ensaios sobre a produção cinematográfica brasileira contemporânea de ficção a partir da ideia de imagem partida. Após 2012, os filmes brasileiros passam a refletir questões importantes das desigualdades históricas da sociedade com formas expressivas que deixam expostas certas fraturas que antes apareciam amenizadas, especialmente na produção da década anterior. Assim, conflitos entre as classes sociais, tensões no espaço urbano, desigualdades raciais e de gênero ganham destaque central na produção, com representações que visam expor as faíscas da sociedade brasileira. Para descrever essas formas, serão colocadas em confronto um conjunto de filmes que movimentaram o debate, seja na esfera dos festivais ou quando de seu lançamento em circuito comercial, de diferentes setores da produção cinematográfica brasileira. Por essa comparação, organizada em eixos temáticos, o trabalho pretende mostrar a experiência social contemporânea e o processo histórico de rupturas, conflitos e debates inflamados do Brasil neste século foi abordada pelo cinema e incorporada enquanto forma.
Titre en anglais
-
Mots-clés en anglais
Brazilian cinema
Character
Contemporary
Narrative
Society
Resumé en anglais
This thesis is a set of essays on contemporary Brazilian cinematographic production of fiction based on the idea of fractured image. After 2012, Brazilian films began to reflect important issues of the historical inequalities of society with expressive forms that expose certain fractures that previously appeared to be softened, especially in the production of the previous decade. Thus, conflicts between social classes, tensions in the urban space, racial and gender inequalities gain central prominence in the production, with representations that aim to expose the sparks of Brazilian society. In order to describe these forms, a set of films that moved the debate will be confronted, whether in the sphere of festivals or when they are released on the commercial circuit, from different sectors of Brazilian cinematographic production. Through this comparison, organized into thematic axes, the work intends to show the contemporary social experience and the historical process of ruptures, conflicts and heated debates in Brazil in this century was approached by cinema and incorporated as form.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2023-04-19
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.