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Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2023.tde-15082023-150247
Document
Auteur
Nom complet
Carolina Gonçalves Pinto
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2023
Directeur
Jury
Fernandes, Patrícia Moran (Président)
Freire, Marcius Cesar Soares
Gervaiseau, Henri Pierre Arraes de Alencar
Marzochi, Ilana Feldman
Silva, Mariana Duccini Junqueira da
Titre en portugais
Fabulação, memória e a imagem de arquivo no filme ensaio autobiográfico: articulações, atritos, invenções
Mots-clés en portugais
Cinema
Fabulação
Filme Autobiográfico
Filme Ensaio
Imagem de Arquivo
Memória
Resumé en portugais
Em nossa pesquisa, propomos uma aproximação entre memória e cinema e sob quais aspectos e parâmetros entendemos essa aproximação. Circunscrevemos esta investigação ao universo do filme ensaístico autobiográfico, a como memória figura nos filmes e como a fabulação dá origens às narrativas, no processo de evocação das lembranças a partir do contato com de imagens de arquivo. Este estudo surgiu do desejo de se explorar o processo de elaboração de uma obra audiovisual, a partir de material de arquivo da própria realizadora e as reflexões advindas da dedicação à realização. O contato com o material seminal deste processo ensejou a criação de um trabalho em duas frentes, que compreendeu a escrita da presente tese e o desenvolvimento de um filme, ainda em processo. Esse material é o ponto de partida para pensarmos a relação da evocação de reminiscências a partir do contato com as imagens de arquivo, em sua fragilidade como suposto substituto da memória. Em nosso desenvolvimento, o material de arquivo e o seu reemprego para a criação de uma outra obra foram determinantes, ao direcionar nossos estudos no campo da memória e entender a fabulação como um dos recursos que atua na criação das narrativas. A investigação propõe uma discussão sobre as formas autobiográficas e ensaísticas e a produção de narrativas fabulares, que surgem do embate entre evocações da memória e imagens de arquivo. A partir da literatura sobre o tema e pelo corpo a corpo com outros filmes, busca-se construir e problematizar nossas estratégias expressivas, com o intuito de debater a potência e ao mesmo tempo a fragilidade das imagens. A imagem como arquivo da memória e simultaneamente lugar de invenção de memórias, uma vez que a imagem nem sempre coincide com as lembranças que dela guardamos. Nossas escolhas poéticas se direcionaram de modo a constituir uma fabulação através de imagens e sons, para tratar do que é impossível de se reconstituir pelas vias da representação. O escopo teórico foi fundado a partir das questões derivadas do fazer cinematográfico. E, em uma via de mão dupla, o contato com os textos e outras obras já existentes direcionaou a produção de materiais e orientou as escolhas feitas na montagem. A escrita e a realização se complementaram. Neste sentido, esta reflexão, cujo desfecho é a presente tese e esse filme ensaio autobiográfico em desenvolvimento, busca-se investigar e dialogar com estratégias adotadas por outros realizadores, em obras que resultam em uma exploração da memória como um substrato de criação. O estado da arte sobre o tema irá se estruturar a partir de outras obras cinematográficas ensaísticas, que aludem às manifestações da memória.
Titre en anglais
-
Mots-clés en anglais
Archival Image
Autobiographical Film
Cinema
Essay Film
Fabulation
Memory
Resumé en anglais
In this research, we propose an approximation between memory and cinema and under which parameters and circumstance we understand this approximation. We circumscribe our investigation around the universe of autobiographical essay film, to discuss how memory figures in these films and how fabulation is in the origins of narratives, through the reminiscences evocation. This study emerged from the will of exploring an audiovisual elaboration process and the reflections raised from the realizations demands. The contact with the seminal material of this project lit the spark to develop a hybrid work, that comprehends the writing of a theses and the development of a working in progress film. This material is the starting point to think the relation between reminiscences evocations and archival images, in its fragility as a supposal substitute to memory. In the development of this search, the archival material and its reemployment in the creation of a new film was determining actions to guide ours studies in the memory field and to understand the fabulation as one of the possible ways to create narratives. The investigation proposes a discussion about autobiographical and essayistic forms and the production of fable narratives, that emerges from the struggle between memorys evocations and archival image. From the approximation of the literature about the theme and the films, we intend to build and problematize our expressive strategies, in order to debate the power and fragility of images. The image as an archival of memories, as well as a spot of memories fabrications, a sometimes, image and memories not always matches. Our poetic choices were driven in a path, to make a fable narrative through the images and sounds, to deal with subjects that are impossible to show in a representative way. The theorical scope was reasoned from derivative questions of the cinematographic realization. And, in a two-way path, the contact with the texts and as well, other films, pointed us the direction to the production of materials and dictated the choices done in edition. The writing and the realization were complementary process. In this sense, this reflection, witch closure is the present thesis and this autobiographical essay film in progress, we search to investigate and to dialogue whit the strategies adopts by other directors, in works that results in an exploration of memory as substrate to creation. The art state about the theme will be structured from another essayistic films that allude to memory manifestations.
 
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Date de Publication
2023-08-15
 
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