• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2023.tde-13052024-153048
Documento
Autor
Nombre completo
Livio Romano Tragtenberg
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2023
Director
Tribunal
Vicente, Eduardo (Presidente)
Agra, Lúcio José de Sá Leitão
Falleiros, Manuel Silveira
Rosa, Carlos Adriano Jeronimo de
Scarassatti, Marco Antonio Farias
Título en portugués
Intercâmbios contínuos: Narrativas Audiovisuais.
Palabras clave en portugués
Composição musical
Criação audiovisual
Processos criativos
Teoria do Audiovisual
Trilhas sonoras
Resumen en portugués
Os processos criativos das narrativas audiovisuais contemporâneas retomam procedimentos, práticas e poéticas da tradição dramática e dos primórdios da imagem em movimento, como as teorias do ethos da Grécia clássica e dos afetos. Um olhar diacrônico sobre os equipamentos e artefatos de imagem, anteriores ao cinema propriamente dito e suas poéticas, revelam que certas práticas atuais no audiovisual, retomam elementos desse período em suas articulações de linguagem, como ênfase na materialidade do meio e substantivação da narrativa, tomada em sua corporalidade. A análise de obras seminais na criação audiovisual contemporânea, como a vídeo ópera The Cave de Steve Reich e de projetos audiovisuais de Gary Hill e Bill Viola, apontam para narrativas não teleológicas, privilegiando a horizontalidade no discurso. O estudo comparativo de duas obras audiovisuais de Phill NIblock, criadas com quase 50 anos de diferença, sendo uma filmada em 16mm e outra em vídeo digital HD, mostram que as características da materialidade do suporte são um fator determinante na criação e execução das narrativas audiovisuais contemporâneas.
Título en inglés
Intercâmbios contínuos: Narrativas Audiovisuais.
Palabras clave en inglés
Audiovisual creation
Creative processes
Musical composition
Soundtracks
Theory of the audiovisual
Resumen en inglés
The creative processes of contemporary audiovisual narratives resumes procedures, practices and poetics of dramatic tradition and from the early motion picture, as the ethos theories of classical Greece, and also from the theory of the affects. A diachronic look at the equipments and image devices, prior to the film itself and its poetic, reveals that certain current practices in the audiovisual, resumes elements of that period in their connections in language, such as emphasis on the materiality of the medium and substantiation of the narrative, making in its corporeality. The analysis of seminal works in the contemporary audiovisual creation, as the video opera The Cave of Steve Reich and other audiovisual projects of Gary Hill and Bill Viola, point to not teleological narrative, emphasizing the horizontality in the speech. The comparative study of two audiovisual works of Phill Niblock, created nearly 50 years apart, one shoted in 16mm and other in digital HD video, shows that the support of the materiality of the features are a determining factor in the creation and implementation of contemporary audiovisual narratives.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2024-05-14
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.