• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Master's Dissertation
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2015.tde-10082023-112445
Document
Author
Full name
Dalila Camargo Martins
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2015
Supervisor
Committee
Machado Junior, Rubens Luis Ribeiro (President)
Safatle, Vladimir Pinheiro
Xavier, Ismail Norberto
Title in Portuguese
"apenas realidade e nada mais, uma pedra, isso é claro" relações entre paisagem e intertextualidade em Cedo Demais/ Tarde Demais (1982) de Daniele Huillet e Jean-Marie Straub
Keywords in Portuguese
Bertolt Brecht
Cedo Demais / Tarde Demais
Daniele Huillet
Estética
Filosofia da história
Jean-Marie Straub
John Ford
lntertextualidade
Louis Lumiere
Paisagem
Paul Cézanne
Stéphane Mallarmé
Toda Revolução é um lance de Dados
Abstract in Portuguese
O presente estudo, partindo da crítica imanente do filme Cedo Demais/ Tarde Demais (1982), procura analisar dois pilares da obra de Daniele Huillet e Jean-Marie Straub: o trabalho com o espaço (escolha de locações, decupagem, montagem) e a prática de adaptação de textos preexistentes (afinidade com certos autores, seleção de excertos, citação), de modo a assinalar as implicações políticas de sua estética cinematográfica. Divide-se em três partes: Paisagem, lntertextualidade e lntertextualidade como Paisagem. Paisagem possui dois capítulos: Primeira Vista, em que são consideradas as referências a Louis Lumiere e Paul Cézanne no âmbito da invenção do cinema e do fim do impressionismo; e História Natural, em que a aproximação com o realismo revelatório de André Bazin é questionada a partir da discussão sobre ontologia na conferência A Ideia de História Natural de Theodor Adorno. lntertextualidade também possui dois capítulos: Western, em que são contextualizados historicamente os intertextos de Friedrich Engels e Mahmoud Hussein, além de se propor um paralelo temático e mesmo formal com John Ford; e Alienação, em que são investigados vários níveis da influência de Bertolt Brecht a partir da mudança de Straub-Huillet para a Alemanha. Já lntertextualidade como Paisagem possui apenas um capítulo: Nada Terá Tido lugar Senão o lugar, no qual o curta Toda Revolução é um lance de Dados (1977), adaptação de Stéphane Mallarmé, é tomado como um protótipo dos motivos de Cedo Demais/ Tarde Demais.
Title in French
-
Keywords in French
Daniele Huillet
Esthétique
Intertextualité
Jean-Marie Straub
John Ford. Bertolt Brecht
Louis Lumière
Paul Cézanne
Paysage
Philosophie de l'histoire.
Stéphane Mallarmé
Toute Révolution est un Coup de Dés
Trop Tôt / Trop Tard
Abstract in French
Cette étude, basée sur la critique immanente du film Trop Tôt / Trop Tard (1982), analyse deux piliers de l'reuvre de Daniele Huillet et Jean-Marie Straub: le travail avec l'espace (le choix des emplacements, le découpage, le montage) et la pratique de l'adaptation de textes préexistantes (l'affinité pour certains auteurs, la sélection d'extraits, la citation), afin de souligner les implications politiques de ses esthétique du film. Elle est divisé en trois parties: Paysage, intertextualité et intertextualité comme Paysage. Paysage a deux chapitres: Première Vue, ou sont considérées les références à Louis Lumière et Paul Cézanne dans le cadre de l'invention du cinéma et de la fin de l'impressionnisme; Histoire Naturelle, ou l'approche au réalisme révélatrice d'André Bazin est remise en question de la discussion de l'ontologie à la conférence l 'idée d'Hístoíre Naturelle de Theodor Adorno. Intertextualité dispose également de deux chapitres: Western, ou sont contextualisée historiquement les intertextes de Friedrich Engels et Mahmoud Hussein, en plus d'être proposé un parallèle thématique et même formelle avec John Ford; et Aliénation, ou sont examinés divers niveaux d'influence de Bertolt Brecht à partir du déménagement de Straub-Huillet en Allemagne. Et intertextualité comme Paysage a un seul chapitre: Rien n 'aura eu lieu que /e Lieu, dans lequel le court Toute Révolution est un Coup de Dés (1977), adaptation de Stéphane Mallarmé, est pris comme un prototype des motifs de Trop tôt / Trop Tard.
 
WARNING - Viewing this document is conditioned on your acceptance of the following terms of use:
This document is only for private use for research and teaching activities. Reproduction for commercial use is forbidden. This rights cover the whole data about this document as well as its contents. Any uses or copies of this document in whole or in part must include the author's name.
Publishing Date
2023-08-10
 
WARNING: Learn what derived works are clicking here.
All rights of the thesis/dissertation are from the authors
CeTI-SC/STI
Digital Library of Theses and Dissertations of USP. Copyright © 2001-2024. All rights reserved.