• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2022.tde-02102023-130256
Documento
Autor
Nombre completo
Rakelly Calliari Schacht
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2022
Director
Tribunal
Vicente, Eduardo (Presidente)
Ferraz, Nivaldo
Haouli, Janete El
Kaseker, Mônica Panis
Mendes, Eduardo Simões dos Santos
Título en portugués
Sonoras imagens: Peter Leonhard Braun em busca do filme acústico
Palabras clave en portugués
Comunicação
Estética do real
Feature radiofônico
Mídia sonora
Peter Leonhard Braun
Resumen en portugués
Esta tese investiga a obra estereofônica do autor alemão Peter Leonhard Braun (1929 - ) e as escolhas operadas por ele na construção de novas formas de expressão sonora na representação da realidade, com o objetivo de concretizar o antigo sonho da realização de um filme acústico. O trabalho faz a recuperação histórica do desenvolvimento do feature como um gênero na radiofonia pública alemã, bem como procura contribuir com o exercício de sua conceituação, tomando como base a premissa de que a narrativa do feature se constitui a partir de imagens sonoras técnicas fixadas em suporte que, a partir do desenvolvimento do feature acústico, são manipuladas sob a direção do autor. Tal caráter ontológico o diferencia do rádio feito ao vivo e o aproxima conceitualmente do cinema documental. No caso da obra analisada, contida no período de 1964 a 1973, verifica-se que tal aproximação se dá especialmente com o cinema direto, através da valorização das captações em campo, facilitadas pelos equipamentos portáteis de gravação em fita magnética, e da elaboração de uma estética do real, impulsionada pela ideia de fidelidade proporcionada pela estereofonia. A pesquisa foi desenvolvida com base em revisão bibliográfica acerca da obra do autor e dos temas investigados, análise documental de áudios e roteiros de seis features radiofônicos, assim como o levantamento de informações cedidas pelo autor por meio da troca de mensagens eletrônicas e de uma entrevista realizada no ano de 2019. O referencial teórico engloba a produção de diversas áreas, entre elas as teorias sobre linguagem radiofônica (HAYE, 2004; MEDITSCH, 2005, 2007; MEDITSCH e ZUCULOTO, 2008), especificamente o feature radiofônico (KOPETZKY, 1994, 1996, 2000, 2013, 2015; LISSEK, 2006, 2010; MADSEN, 2005, 2009, 2014, 2018; REIN e ZINDEL, 2007; RUNOW, 2007), a vanguarda do rádio (CORY, 1992; GILFILLAN, 2009; KAHN e WHITEHAD, 1992), os estudos do som (SCHAEFFER, 2010, 2017; STERNE, 2003, 2012), o som no cinema (ALTMAN, 1992; CHION, 2004, 2011; MURCH, 2000) e o cinema documental (DA-RIN, 2006; NICHOLS, 1978, 1983, 1995, 2008). Com base no conceito de Voz do Documentário ofertado por Bill Nichols, são analisados cinco features estereofônicos de Peter Leonhard Braun e uma de suas últimas produções monofônicas, incluída na amostra por tratar-se de um importante prenúncio da linguagem desenvolvida pelo autor nos anos seguintes. Conclui-se que o modo observativo norteia a construção de sua obra e, embora não seja plenamente concretizado, o aproxima da estética do real predominante no cinema direto da época. A mitigação da presença do autor em favor de uma emancipação do som direto é apenas aparente, já que sua agência permanece, e até se fortalece, nas escolhas de captação, edição e montagem do material. Em sua abordagem macrossociológica, este repertório amplia a escuta para um campo sonoro antes pouco presente no rádio e abre caminho para modos que mais tarde irão expor de forma mais transparente as subjetividades do fazer documental.
Título en inglés
Sound images: Peter Leonhard Braun in search of the acoustic film
Palabras clave en inglés
Aesthetics of the real
Communication
Peter Leonhard Braun
Radio Feature
Sound media
Resumen en inglés
This thesis investigates the stereophonic work of the German author Peter Leonhard Braun (1929 - ) and the choices made by him in the construction of new forms of sound expression in the representation of reality, with the objective of realizing the old dream of making an acoustic film. The work makes a historical recovery of the development of the feature as a genre in German public radio, as well as seeks to contribute to the exercise of its conceptualization, based on the premise that the feature´s narrative is constituted by technical sound images fixed in support that, from the development of the acoustic feature, are manipulated under the author´s direction. This ontological character differentiates it from live radio and conceptually brings it closer to documentary cinema. In the case of the analyzed work, contained in the period from 1964 to 1973, it appears that such approach takes place especially with direct cinema, through the valorization of field captures, facilitated by portable magnetic tape recording equipment, and the elaboration of an aesthetic of the real, driven by the idea of fidelity provided by stereophony. The research was developed based on a bibliographic review about the author's work and the investigated themes, the analysis of audios and scripts of six radio features, as well as the collection of information provided by the author through the exchange of electronic messages and an interview carried out in 2019. The theoretical framework encompasses the production of several areas, including theories on radio language (HAYE, 2004; MEDITSCH, 2005, 2007; MEDITSCH and ZUCULOTO, 2008), specifically the radio feature (KOPETZKY, 1994, 1996, 2000, 2013, 2015; LISSEK, 2006, 2010; MADSEN, 2005, 2009, 2014, 2018; REIN and ZINDEL, 2007; RUNOW, 2007), the vanguard of radio (CORY, 1992; GILFILLAN, 2009; KAHN and WHITEHAD, 1992), sound studies (SCHAEFFER, 2010, 2017; STERNE, 2003, 2012), sound in cinema (ALTMAN, 1992; CHION, 2004, 2011; MURCH, 2000) and the documentary cinema (DA-RIN, 2006; NICHOLS, 1978, 1983, 1995, 2008). Five stereophonic features and one of Peter Leonhard Braun´s last monophonic productions are analyzed based on the concept of Voice of Documentary offered by Bill Nichols. The monophonic production was included in the sample because of its importance foreshadowing the language developed by the author in the following years. It is concluded that the observational mode guides the construction of his work and, although it is not fully implemented, it brings him closer to the aesthetics of the real prevailing in direct cinema at the time. The mitigation of the author's presence in favor of an emancipation of direct sound is only apparent, since his agency remains, and even strengthens, in the choices of capturing, cutting and editing the material. In its macrosociological approach, this repertoire extends listening to a sound field that was previously rarely present in radio and paves the way for modes that will later expose the subjectivities of documentary making in a more transparent way.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-10-05
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.