• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2021.tde-28092023-113425
Document
Auteur
Nom complet
Mariana Gazioli Leme
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2021
Directeur
Jury
Chiarelli, Domingos Tadeu (Président)
Bittencourt, Renata
Simioni, Ana Paula Cavalcanti
Titre en portugais
Uma modernista Rococó: Marie Laurencin e o teatro da feminilidade (branca) na pintura francesa, séculos XVIII e XX
Mots-clés en portugais
branquitude
feminilidade
Marie Laurencin (1883-1956)
pintura francesa
Resumé en portugais
Esta dissertação propõe uma revisão crítica da obra madura de Marie Laurencin, situando-a no tumultuado contexto europeu da primeira metade do século XX. Apesar da solidez, sua obra foi interpretada como graciosa e feminina, visada que apenas reitera estereótipos de gênero. Proponho aprofundar a interpretação sugerida por alguns críticos, segundo a qual Laurencin estaria mobilizando a iconografia das festas galantes expressão cultural da civilização francesa no século XVIII , numa época em que a própria ideia de civilização entrava em crise, com os episódios traumáticos das duas guerras mundiais e a iminente perda das colônias africanas e asiáticas. Trata-se da investigação de capitais simbólicos da cultura visual, que ao mesmo tempo reflete e informa os valores da sociedade, através de imagens altamente codificadas.
Titre en anglais
-
Mots-clés en anglais
Femininity
French painting
Marie Laurencin (1883-1956)
Whiteness
Resumé en anglais
This Master thesis proposes a critical review of Marie Laurencins mature work, placing it in the tumultuous European context of the first half of the 20th century. Despite its density, her oeuvre has been interpreted as graceful and feminine, which only reinforces gender stereotypes. I propose to further investigate an interpretation suggested by some critics, according to which Laurencin mobilizes the iconography of the fêtes galantes the cultural expression of the French civilization in the 18th century , at a time when this very idea was being questioned, with the traumatic episodes of the two World Wars, and the imminent loss of African and Asian colonies. This work presents an investigation of the symbolic capitals of French visual culture, which at the same time reflects and informs the values of society, through highly coded images.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2023-09-28
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.