• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2021.tde-28092023-113425
Documento
Autor
Nombre completo
Mariana Gazioli Leme
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2021
Director
Tribunal
Chiarelli, Domingos Tadeu (Presidente)
Bittencourt, Renata
Simioni, Ana Paula Cavalcanti
Título en portugués
Uma modernista Rococó: Marie Laurencin e o teatro da feminilidade (branca) na pintura francesa, séculos XVIII e XX
Palabras clave en portugués
branquitude
feminilidade
Marie Laurencin (1883-1956)
pintura francesa
Resumen en portugués
Esta dissertação propõe uma revisão crítica da obra madura de Marie Laurencin, situando-a no tumultuado contexto europeu da primeira metade do século XX. Apesar da solidez, sua obra foi interpretada como graciosa e feminina, visada que apenas reitera estereótipos de gênero. Proponho aprofundar a interpretação sugerida por alguns críticos, segundo a qual Laurencin estaria mobilizando a iconografia das festas galantes expressão cultural da civilização francesa no século XVIII , numa época em que a própria ideia de civilização entrava em crise, com os episódios traumáticos das duas guerras mundiais e a iminente perda das colônias africanas e asiáticas. Trata-se da investigação de capitais simbólicos da cultura visual, que ao mesmo tempo reflete e informa os valores da sociedade, através de imagens altamente codificadas.
Título en inglés
-
Palabras clave en inglés
Femininity
French painting
Marie Laurencin (1883-1956)
Whiteness
Resumen en inglés
This Master thesis proposes a critical review of Marie Laurencins mature work, placing it in the tumultuous European context of the first half of the 20th century. Despite its density, her oeuvre has been interpreted as graceful and feminine, which only reinforces gender stereotypes. I propose to further investigate an interpretation suggested by some critics, according to which Laurencin mobilizes the iconography of the fêtes galantes the cultural expression of the French civilization in the 18th century , at a time when this very idea was being questioned, with the traumatic episodes of the two World Wars, and the imminent loss of African and Asian colonies. This work presents an investigation of the symbolic capitals of French visual culture, which at the same time reflects and informs the values of society, through highly coded images.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-09-28
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.