• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2022.tde-12012023-143637
Document
Auteur
Nom complet
Paula Mermelstein Costa
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2022
Directeur
Jury
Goldberg, Sonia Salzstein (Président)
Venancio Filho, Paulo
Wisnik, Guilherme Teixeira
Titre en portugais
Narrativa e literalidade na pintura de Kerry James Marshall, Luc Tuymans e Mamma Andersson
Mots-clés en portugais
Kerry James Marshall
Literalidade
Luc Tuymans
Mamma Andersson
Narrativa
Pintura contemporânea
Resumé en portugais
Esta dissertação investiga as imbricações entre narrativa e literalidade na pintura do estadunidense Kerry James Marshall, do belga Luc Tuymans e da sueca Mamma Andersson, concentrando-se em suas obras do final da década de 1980 até meados da década de 2010. Estuda-se o modo como estas pinturas simultaneamente convidam o espectador ao interior de suas narrativas e o confrontam com a dimensão literal de sua presença material. Como grande parte da produção pictórica das últimas décadas, a obra dos três artistas parte de imagens de diferentes mídias visuais e textuais, cujos sentidos são re-elaborados numa pintura que, de modo aut0-reflexivo, comenta sua própria tradição, aludindo a0 seu papel enquanto instituição, à sua declarada obsolescência e às suas capacidades plásticas. A pintura de Kerry James Marshall elabora este comentário conscientemente, em telas onde não apenas o tema mas a escolha de materiais, as cores e os tipos de pincelada referem-se a procedimentos específicos, e com frequência contraditórios, da história da arte. Priorizando em sua obra a figuração de pessoas negras, as insere neste contexto complexo da pintura ocidental, do Renascimento ao modernismo, que simultaneamente excluiu e se fundou sobre a sua repressão. A obra de Luc Tuymans compreende a pintura enquanto prática anacrônica, e busca demonstrar sua obsolescência na própria aparências de suas telas esmaecidas. Seu trabalho sempre parte de imagens prévias, cujo sentido histórico é diluído e fragmentado, mas continua latente nas obras finais. Na pintura de Mamma Andersson, percebe-se uma preocupação maior com o próprio material plástico e suas possibilidades, tanto aquela de criar espaços e sugerir narrativas quanto aquela de evidenciar-se enquanto tinta e pincelada. A obra da pintora com frequência brinca com as combinações entre estes dois modos, partindo sempre de fotografias que são projetadas e tracejadas na tela.
Titre en anglais
-
Mots-clés en anglais
Contemporary painting
Kerry James Marshall
Literality
Luc Tuymans
Mamma Andersson
Narrative
Resumé en anglais
This dissertation investigates the imbrications between narrative and literality on the painting of Kerry James Marshall (American), Luc Tuymans (Belgian), and Mamma Andersson (Swede), focusing on their works from the lat 1980s until the mid 2010s. It observes the way these paintings simultaneously invite the spectator to the interior of their narratives and confront him with the literal dimension of their material presence. Like many other pictorial productions of the last decades, the work of the three artists comes from images of different visual and textual medias, the content of which is re-elaborated on a kind of painting that, in a self-reflexive manner, comments its own tradition, alluding to its role as an institution, its declared obsolescence, and its plastic capacities. Marshalls painting elaborates on this comment consciously, in works where not only the theme but the choice of material, the colors, and the types of brushwork refer to specific, and frequently contradictory, procedures, of art history. Prioritizing the figuration of black people in his oeuvre, he inserts them onto this complex context of ocidental painting, from Renaissance to modernism, which has simultaneously excluded and founded itself upon their repression. The work of Tuymans comprehends painting as an anachronistic practice, and seeks to demonstrate its obsolescence in the very appearance of his dimmed pictures. His work always comes from previous images, from which the historical sense is diluted and fragmented but remains latent on the final oeuvres. On Anderssons paintings, there is a noticeable concern with the plastic material itself, and its possibilites; the one of creating spaces and suggesting narratives as much as the one in which it emphasizes itself as paint and brushwork. Her oeuvre frequently plays with combinations between these two realms, always starting with photographs which are projected onto the canvas and traced.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2023-01-12
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.