• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2023.tde-10052024-144403
Documento
Autor
Nombre completo
Chibueze Brito Obi
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2023
Director
Tribunal
Grossmann, Martin (Presidente)
Oliveira, Rosenilton Silva de
Simões, Igor Moraes
Título en portugués
Eu sou Igbo - Contramemórias e afetividades visuais africanas
Palabras clave en portugués
Arte africana
Artes visuais
Identidade
Igbo
Memórias
Nigéria
Poéticas visuais
Resumen en portugués
Nessa dissertação, pretendo me concentrar e construir narrativas visuais baseadas na descoberta das africanidades Igbo através de trabalhos realizados em poéticas visuais, sob a compreensão de como o silenciamento das expressões negro-africanas tornaram o povo preto estrangeiro a sua própria origem. E sob o contexto acadêmico, o levante de discussões sobre as exclusões e ausências da arte negro-africana na história universal da arte/academia. Fato e resquício da missão civilizatória, resultando em uma política de embranquecimento multicamada e no ocultamento de ideais e potenciais africanos. Esse trabalho tem como objetivo apresentar, também por meio da escrita do artista-pesquisador, produções de contra memórias para registrar o processo de retomada de reconhecimentos, identidade e negritude, criando narrativas conceituais, ritualísticas e afetivas de origem Igbo, inspirada nas dimensões sagradas com o símbolo-mãe, a máscara Ijele. Fica posta, nessa dissertação, uma promoção ao Sankofa e as extensões afro-atlânticas com o olhar atento à região de Igboland na Nigéria como ponto de continuidade, nutrindo imaginários, atravessamentos e produzindo sentidos para a (re)habitação de memórias, identidades, personalidades coletivas e orgulhos.
Título en inglés
-
Palabras clave en inglés
African art
Igbo
Memories
Nigeria.
Visual arts
Visual poetics
Resumen en inglés
This master thesis I intend to focus on and build visual narratives based on the discovery of Igbo africanities through works carried out in visual arts, under the understanding of how the silencing of black African expressions occurred by the black people foreign to their own origin. And under the academic context, the uprising of debates about the exclusions and absences of black African art in the universal history of art/academy. Fact and remnant of the civilizing mission, resulting in a multi-layered whitening policy and the concealment of African ideals and potentials. This work also aims to present, through the writing of the artist-researcher, productions of counter- memories to register the process of resuming recognition, identity and blackness, creating conceptual, ritualistic and affective narratives of Igbo origin, inspired by the sacred dimensions with the mother symbol, the Ijele mask. This dissertation proposes a promotion of Sankofa and the Afro-Atlantic extensions with an attentive look at the region of Igbolândia in Nigeria as a point of continuity, nurturing imaginaries, crossings and producing meanings for the (re)inhabitation of memories, identities, collective personalities and pride.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2024-05-10
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.