• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2023.tde-27062023-151747
Documento
Autor
Nome completo
Bernadete Alves
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Telesi, Silvia Fernandes da Silva (Presidente)
Almeida, Veronica Fabrini Machado de
Toscano, Antonio Rogerio
Título em português
A construção da práxis do encenador na interseção entre estéticas e realidades
Palavras-chave em português
Encenação
Marcio Abreu
Milo Rau
Processo criativo
Teatro Contemporâneo
Resumo em português
A dissertação pretende ser uma ferramenta informativa sobre os mecanismos de construção da direção teatral, com recorte em dois encenadores, Marcio Abreu e Milo Rau, atuantes no Brasil e na Europa nas duas primeiras décadas do século XXI. A análise dos processos criativos dos diretores contempla sua formação teatral, as influências que sofreram e seu pensamento artístico, além das práticas de ensaio, dos procedimentos para escritura de textos e das estratégias para a estruturação da teatralidade.
Título em inglês
The construction of the director's praxis at the intersection between aesthetics and realities
Palavras-chave em inglês
Contemporary Theatre
Creative process
Marcio Abreu
Milo Rau
Staging
Resumo em inglês
The dissertation intends to be an informative tool on the construction mechanisms of theatrical direction, focusing on two directors, Marcio Abreu and Milo Rau, active in Brazil and Europe in the first two decades of the 21st century. The analysis of the directors' creative processes contemplates their theatrical training, the influences they suffered and their artistic thinking, in addition to rehearsal practices, procedures for writing texts and strategies for structuring theatricality.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2023-06-27
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.