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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2023.tde-01112023-154134
Documento
Autor
Nome completo
Alvaro de Souza Machado Neto
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Santos, Sérgio Ricardo de Carvalho (Presidente)
Toledo, Paulo Vinicius Bio
Martins, Ferdinando Crepalde
Quinalha, Renan Honório
Redondo, Tercio Loureiro
Título em português
Tulio Carella, do tango e seu compadrito ao Recife negro. (Novas dramaturgias sul-americanas)
Palavras-chave em português
Hermilo Borba Filho
Literatura argentina
Literatura brasileira
Teatro argentino
Teatro brasileiro
Tulio Carella
Resumo em português
Examina-se a trajetória do dramaturgo, poeta, ensaísta e professor argentino Tulio Carella (1912-1979), desde a Buenos Aires dos anos 1930 até a cidade do Recife em 1960 e 1961, quando ensinou na Escola de Teatro da Universi-dade Federal de Pernambuco (UFPE), a convite dos dramaturgos Hermilo Bor-ba Filho e Ariano Suassuna. A estada, a incluir intervenções teatrais, início de colaboração para novo pan-sul-americanismo de valorização de artes e cultu-ras populares, foi interrompida por sua prisão pelo Exército em março de 1961 e demissão da universidade, devido a contatos pessoais do argentino com ne-gros e mestiços do centro deteriorado da cidade, porém originou o livro Orgia - Diário primeiro (1968), sobre sua experiência no Recife, que reeditado em 2011 ensejou estudos literários e de gênero no Brasil, na Argentina e nos Estados Unidos, além de marcar as artes pernambucanas desde então. A produção lite-rária e teatral de Carella é analisada por meio de sua trajetória biográfica.
Título em inglês
Tulio Carella: from tango and its compadrito to Black Recife. (New South American dramaturgies).
Palavras-chave em inglês
Argentine Literature
Argentine Theatre
Brazilian Literature
Brazilian Theatre
Hermilo Borba Filho
Tulio Carella
Resumo em inglês
It is proposed to examine the dimension of libertarian trajectory of the Argentine playwright and essayist Tulio Carella (1912-1979) in the city of Recife, Brazil, between 1960 and 1961. In addition to his teaching of acting at the Federal Uni-versity of Pernambuco, Carellas individual activity in the deteriorated historical urban center, along with his treatment of social classes and sexual genres - ob-jects of strong discrimination at the time -, became known after his prison, tor-ture and deportation by the Brazilian military forces, through the publication of his personal journals, entitled Orgia (1968). The book has since influenced the experimental theatre and culture of Recife.
 
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Data de Publicação
2023-11-01
 
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