• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2023.tde-01112023-155945
Documento
Autor
Nombre completo
Andreia Duarte de Figueiredo
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2023
Director
Tribunal
Lopes, Elisabeth Silva (Presidente)
Ávila, Carla Cristina Oliveira de
Dias, Kenia e Silva
Martins, Leda Maria
Mindlin, Betty
Título en portugués
Teatro e os povos indígenas, por uma reinvenção da vida
Palabras clave en portugués
Arte
Colonialidade
Corpo
Povos Indígenas
Teatro
Resumen en portugués
A presente tese reflete sobre diferentes perspectivas na relação entre o teatro e os povos originários, abordando noções sobre epistemologia, corpo, invisibilidade social, colonialidade e arte. Todo o trabalho é feito em um diálogo com o saber dos povos indígenas, tendo como referência o pensamento e a prática de líderes, artistas e intelectuais de diferentes etnias. A escrita é elaborada de forma poética valorizando a experiência como ponto central na realização artística e no campo expandido do teatro. Assim, a própria convivência de anos ao lado de pessoas que são do povo originário, a criação de espetáculos e de festival, passam a ser entendidos como formas potenciais de produção de conhecimento e de ativismo estético político. Para além da produção na arte, a conexão entre os povos indígenas e o teatro é observada como oportunidade para expansão do pensamento, apontando movimentos para a reinvenção das nossas formas de existir.
Título en inglés
-
Palabras clave en inglés
Art
Body
Coloniality
Indigenous Peoples
Theater
Resumen en inglés
This thesis reflects on different perspectives about the relationship between theater and indigenous peoples, discussing notions of epistemology, body, social invisibility, coloniality and art. This work is done in a dialogue with the knowledge of indigenous peoples, implying the thought and practice of leaders, artists and intellectuals from different ethnic groups as main reference. The writing is elaborated in a poetic way, valuing experience as a central point in artistic achievement and in theater as expanded field. Thus, the coexistence of years alongside people from First Nations, the creation of shows and festival come to be understood as potential forms of knowledge production and political aesthetic activism. In addition to art production, the connection between indigenous peoples and theater is seen as an opportunity to expand thinking, pointing to movements for the reinvention of our ways of existence.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-11-01
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.