• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2021.tde-24082021-210027
Document
Auteur
Nom complet
Beatrice Bonami Rosa
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2021
Directeur
Jury
Passarelli, Brasilina (Président)
Felice, Massimo di
Lopes, Roseli de Deus
Piredu, Mario
Romanini, Anderson Vinícius
Tori, Romero
Titre en portugais
Dez Categorias que Expressam a Interface entre Tecnologia Digital, Comunicação e Educação: instrumento, empoderamento e rede de actantes
Mots-clés en portugais
comunicação e educação
empoderamento
instrumento
rede de actantes
tecnologia digital
Resumé en portugais
Esta tese de doutorado é uma investigação da a interface entre o campo epistemológico da comunicação, educação e das tecnologias digitais. Partindo de conceitos como complexidade, teoria ator-rede, ecologia da ação e hibridismo, a principal hipótese aqui é de que uma concepção excessivamente tecnicista sobre a interface mencionada pode desfavorecer o debate das tecnologias educacionais, tratando-as somente como uma ferramenta ou um meio para se alcançar um fim. Ao considerar que as tecnologias digitais oferecem uma expansão dos horizontes das habilidades humanas, esta tese propõe dez categorias teóricas, das quais derivam três grupos de abstração (instrumento, empoderamento e rede de actantes) que podem compor um framework avaliativo para compreender as tecnologias educacionais e suas possíveis aplicações. Com isto, esta tese traz um conjunto de achados, conclusões e questões como resultados que podem contribuir para o debate da interface entre comunicação, educação e tecnologias digitais.
Titre en anglais
Ten Categories about the Interface between Digital Technology, Communication and Education: instrument, empowerment and actant networks
Mots-clés en anglais
communication and education
digital technology
empowerment and actant networks
instrument
Resumé en anglais
This doctoral thesis is an investigation of the interface between the epistemological field of communication, education and digital technologies. Based on concepts such as complexity, actor-network theory, action ecology and hybridism, the main hypothesis here is that an excessively technical conception about the mentioned interface can disadvantage the debate on educational technologies, treating them only as a tool or a means to an end. When considering that digital technologies offer an expansion of human skills' horizons, this thesis proposes ten theoretical categories, from which three groups of abstraction (instrument, empowerment and actant network) derive and can compose an evaluative framework to understand educational technologies and possible applications. With this, this thesis brings a set of findings, conclusions and questions as results that can contribute to the debate on the interface between communication, education and digital technologies.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2021-08-25
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.