• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2021.tde-24082021-210027
Documento
Autor
Nombre completo
Beatrice Bonami Rosa
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2021
Director
Tribunal
Passarelli, Brasilina (Presidente)
Felice, Massimo di
Lopes, Roseli de Deus
Piredu, Mario
Romanini, Anderson Vinícius
Tori, Romero
Título en portugués
Dez Categorias que Expressam a Interface entre Tecnologia Digital, Comunicação e Educação: instrumento, empoderamento e rede de actantes
Palabras clave en portugués
comunicação e educação
empoderamento
instrumento
rede de actantes
tecnologia digital
Resumen en portugués
Esta tese de doutorado é uma investigação da a interface entre o campo epistemológico da comunicação, educação e das tecnologias digitais. Partindo de conceitos como complexidade, teoria ator-rede, ecologia da ação e hibridismo, a principal hipótese aqui é de que uma concepção excessivamente tecnicista sobre a interface mencionada pode desfavorecer o debate das tecnologias educacionais, tratando-as somente como uma ferramenta ou um meio para se alcançar um fim. Ao considerar que as tecnologias digitais oferecem uma expansão dos horizontes das habilidades humanas, esta tese propõe dez categorias teóricas, das quais derivam três grupos de abstração (instrumento, empoderamento e rede de actantes) que podem compor um framework avaliativo para compreender as tecnologias educacionais e suas possíveis aplicações. Com isto, esta tese traz um conjunto de achados, conclusões e questões como resultados que podem contribuir para o debate da interface entre comunicação, educação e tecnologias digitais.
Título en inglés
Ten Categories about the Interface between Digital Technology, Communication and Education: instrument, empowerment and actant networks
Palabras clave en inglés
communication and education
digital technology
empowerment and actant networks
instrument
Resumen en inglés
This doctoral thesis is an investigation of the interface between the epistemological field of communication, education and digital technologies. Based on concepts such as complexity, actor-network theory, action ecology and hybridism, the main hypothesis here is that an excessively technical conception about the mentioned interface can disadvantage the debate on educational technologies, treating them only as a tool or a means to an end. When considering that digital technologies offer an expansion of human skills' horizons, this thesis proposes ten theoretical categories, from which three groups of abstraction (instrument, empowerment and actant network) derive and can compose an evaluative framework to understand educational technologies and possible applications. With this, this thesis brings a set of findings, conclusions and questions as results that can contribute to the debate on the interface between communication, education and digital technologies.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2021-08-25
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.