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Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2022.tde-19092023-134728
Documento
Autor
Nombre completo
Barbara da Silva Miano
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2022
Director
Tribunal
Farias, Luiz Alberto Beserra de (Presidente)
Silva, Cilene Victor da
Barreto Filho, Eneus Trindade
Lopes, Valéria de Siqueira Castro
Oliveira, Paulo Roberto Nassar de
Vasconcellos, Maria da Penha Costa
Título en portugués
A Vale não vale uma vida: comunicação organizacional e a expressão do ódio nos discursos de audiências ativas presentes no campo das bordas da circulação
Palabras clave en portugués
Audiências Ativas
Bordas da Circulação
Comunicação organizacional
Discurso
Expressão do ódio
Resumen en portugués
A tese aqui apresentada nasce como um desdobramento da dissertação Comunicação Organizacional e efeitos pathêmicos do discurso. Caso Samarco: um mar de lama ou de emoções? (MIANO, 2017). O ano de apresentação da dissertação ressaltou fragmentos empíricos que apontaram para uma expressiva proliferação do ódio no campo das redes sociais. Dessa maneira, a tese assume o seguinte desafio científico - como, possivelmente, acontece a problemática das estratégias discursivas (CHARAUDEAU, 2006) selecionadas por audiências ativas (LOPES, 2014) para a expressão do ódio via comentários, organizados nas pistas das bordas da circulação (FAUSTO NETO, 2010) e feitos em resposta a um posicionamento de uma grande organização envolvida em um caso de crime tecnológico de grandes repercussões na opinião pública? que localiza a investigação do ódio sob o ponto de vista de três problemáticas: 1. concebe as audiências na atualidade como ativas, amparando-se no entendimento de Lopes (2014); 2. Essas audiências também são produtoras de discursos e selecionam estratégias discursivas com visada de efeitos Charaudeau (2010); 3. que, por fim, essas audiências ativas estão localizadas e podem ser identificadas, como delimita Fausto Neto (2010), em um campo específico das produções de sentido - nas bordas da circulação. Assim, a partir do desafio científico estipulado, a tese assume o objetivo empírico de identificar algumas das possíveis estratégias discursivas selecionadas por audiências ativas (LOPES, 2014) para a expressão do ódio via comentários organizados nas pistas das bordas da circulação (FAUSTO NETO, 2010) e feitos em resposta a um posicionamento de uma grande organização envolvida em um caso de crime tecnológico de grandes repercussões na opinião pública. E, em um segundo momento, assume o objetivo teórico de colaborar com o campo da comunicação organizacional, por meio de uma pesquisa que aprofunde a problemática das emoções inscritas no processo comunicativo, sobretudo no contexto contemporâneo digital, com enfoque para a expressão do ódio. Desse modo, foi elaborada uma pesquisa com base em tríade metodológica, composta por uma pesquisa bibliográfica, um estudo de caso com técnica de interpretação de construção da explicação e uma netnografia com técnica interpretativa de análise de efeitos pathêmicos do discurso, proposta por Patrick Charaudeau. Por fim, identificou-se que as estratégias discursivas selecionadas por audiências ativas estão, possivelmente, problematizadas da seguinte maneira - conforme enumera Charaudeau (2010), o ódio possivelmente está inserido em uma lógica moralizante, seria mobilizado entre saberes de crença estruturados em zonas polarizadas que explicitam relações de dominação, é diretamente proporcional ao grau de sofrimento evocado na cena discursiva e pode-se diferenciar entre unânime e homogêneo ou esclarecido. Já, em um segundo momento, notaram-se algumas correlações entre produção/recepção discursiva. E, por fim, o terceiro bloco, composto por uma netnografia, apontou para um destaque da condição de dispositivo situada no contrato comunicativo. A funcionalidade comentário amplia as possibilidades de interlocução das audiências que, por sua vez, se apropriam das possibilidades interativas e interdiscursivas oferecidas pelo campo midiático das redes sociais e tornam seus comentários artefatos expostos e acessíveis a todos que desejam acessar sua indignação, dor e ódio.
Título en inglés
Vale is not worth a life: organizational communication and hate express in actives audiences discourses in border circulation
Palabras clave en inglés
Actives audiences
Circulation border
Discourses
Hatred expression
Organizational communication
Resumen en inglés
The thesis presented here was born as an offshoot of the dissertation Organizational communication and the effects of pathetic discourse. Samarco case: mud or sea of emotions? (MIANO, 2017). 2017 was an year that highlights empirical pieces that indicate an expressive explosion of hate in the social media environment. Therefore, this thesis has the scientific challenge of as the problems of discursive strategies (CHARAUDEAU, 2006) selected by active audiences (LOPES, 2014) for the hatred expressed by comments organized in the border circulation in the border circulation and made in response to a positioning of a large organization that was involved in a technological crime with great repercussions on public opinion?. This question is positioned against the investigation from a point of view that articulates 3 questions - 1. Understanding real audiences as active (LOPES, 2014), 2. At the same time, these audiences are producers of discourses and select discursive strategies with the objective of to create some effects (CHARAUDEAU, 2010), 3. finally, these audiences are located and can be identified, as defined by Fausto Neto (2010), in a scientific space for the production of media in the border circulation. Thus, with this scientific challenge, this thesis has as an empirical objective to identify some possibilities of discursive strategies selected by active audiences (LOPS, 2014) for the expression of hate through comments organized in fragments of circulation border (FAUSTO NETO, 2010) ) and made in a position of a large organization that was involved in a technological crime with great repercussion in public opinion. And, in a second moment, this thesis also assumes the theoretical objective to collaborate with the field of organizational communication, through a research that promotes a deep investigation of the emotional field included in the communicative process, especially in the contemporary digital context with emphasis on the expression of hatred". For that, an investigation was elaborated based on three methods, composed by bibliographical research, a case study with construction of construction of interpretation and explanation and a netnography with analysis of the effects of the speech pathemia, proposed by Patrick Charaudeau. Finally, we identified that the discursive strategies selected by active audiences are probably structured in this way as Charaudeau (2010) said, hate is probably within a moral logic, it is driven by knowledge of beliefs that show relations of domination, it is directly linked to the level of suffering raised in the speeches scene and can be classified as unanimous, homogeneous or enlightened. In a second moment, we observed correlations between production and discourse and produced effects. Finally, in the third session, composed of a netnography, it was possible to observe that there is an increase in the dispositive condition present in the communicative tract. The comments feature expands the possibilities for public dialogue. This audience appropriated the interactive possibilities offered by the social media space and made its comet artifacts exposed and available to all who want to access their outrage, pain and hatred.
 
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Fecha de Publicación
2023-09-19
 
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