• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2021.tde-26082021-225536
Documento
Autor
Nombre completo
Lilian Viana
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2021
Director
Tribunal
Pieruccini, Ivete (Presidente)
Almeida, Carlos Cândido de
Gomes, Henriette Ferreira
Oliveira, Lucia Maciel Barbosa de
Silva, Rovilson José da
Título en portugués
Biblioteca universitária e formação científico-acadêmica: mediação cultural como modelo epistêmico
Palabras clave en portugués
Biblioteca universitária
Cultura científico-acadêmica
Educação Superior
Interculturalidade
Mediação cultural
Resumen en portugués
A presente tese trata das relações entre biblioteca universitária brasileira e a problemática da apropriação da cultura científico-acadêmica pelo estudante. Com base em abordagem educativa da biblioteca universitária, a pesquisa propõe a substituição do modelo epistêmico de difusão cultural pelo modelo da mediação cultural, compreendida como categoria articuladora dos sistemas culturais inscritos nos contextos sócio-históricos do estudante, na ordem cultural científico-acadêmica e em seu patrimônio infodocumental. A opção metodológica incluiu a) análise de discurso (AD) de representações de concepções de biblioteca universitária localizadas na literatura especializada (Biblioteconomia e Ciência da Informação); e b) pesquisa participante com estudantes ingressantes em curso de graduação. Constatou-se que, em grande medida, a biblioteca universitária é atualmente caracterizada a partir de um modelo comunicacional linear de envio de informações a um receptor, um dispositivo técnico e homogeneizante. Considera-se que a representação da biblioteca universitária enquanto lugar de conhecimento, e não para o conhecimento, a coloca como parte essencial dos processos de formação e de significação da cultura científico-acadêmica. Por fim, reivindica-se que a biblioteca universitária configure esferas de intersecção cultural, e seja constituída com vistas à (re)elaboração da experiência do estudante enquanto sujeito do conhecimento, contribuindo para a garantia do direito inato à ciência e cultura.
Título en inglés
-
Palabras clave en inglés
Academic library
Cultural mediation
Higher education
Interculturality
Scientific-academic culture
Resumen en inglés
It deals with the relations between academic library and the problem of the affirmative relation with the scientific-academic culture by the student, in Brazil. Based on the educational approach of the academic library, the research proposes the redefinition of the epistemic model of cultural diffusion that guides conceptions of this device, with a view to that of cultural mediation, understood as an articulating category between different cultural systems - inscribed in the student's socio-historical contexts and in the scientific-academic culture with its infodocumental heritage, respectively. The study applies Discourse Analysis of representations of academic library concepts in Brazilian specialized literature (Information Science and Librarianship) and also participatory research with undergraduate students. As a result, to a large extent, it was found that the academic library is characterized from a linear communicational framework of sending information to a receiver, as a technical and homogenizing device. Besides, the representation of the university library as a place of knowledge - distinct from the idea of a place for knowledge - sets it as a category of the processes of formation and meaning of scientific-academic culture. It is claimed that the academic library constitutes spheres of cultural intersection, developed in order to (re)elaborating the student's experience as a person of knowledge, contributing to the guarantee of his innate right to science and culture.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2021-08-27
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.