• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.1995.tde-03052024-152343
Documento
Autor
Nome completo
Miguel Serpa Pereira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 1995
Orientador
Banca examinadora
Franco, Marilia da Silva (Presidente)
Barros, José Tavares de
Xavier, Ismail Norberto
Título em português
Cinema e ópera: um encontro estético em Wagner
Palavras-chave em português
-
Resumo em português
A opera e a forma de espetaculo que domina o seculo xix. Sua consolidacao definitiva foi obra de richard wagner que nao apenas estruturou a sua estetica em relacao ao passado, mas a projetou para o futuro. Tornou-se assim um paradigma da modernidade. Partindo das reflexoes do filosofo alemao ernst bloch sobre as operas de wagner, sao constituidas algumas linhas de aproximacao com a arte caracteristica do seculo xx, o cinema. Um encontro estetico se estabelece, atraves das categorias do drama wagneriano assumidas pelo cinema. E feito um levantamento das inovacoes introduzidas no espetaculo operistico e como elas sao tratadas na expressao cinematografica. Cinema e opera sao assim entendidos como obra de arte total. Finalmente, na passagem do seculo, a historia comeca a mudar. Um novo espetaculo entra em cena e o homem contemporaneo passa a contar com uma nova maneira de ver e ouvir o mundo das imagens e dos sons
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
-
Resumo em inglês
Opera is the dominating form of spectacle in the nineteenth-century. Its real consolidation was due to Richard Wagner's work who not only structured its aesthetic as related to the past, but also projected it to the future. Thus, Opera became a paradigm of modernity. Starting from the reflections of the German philosopher Ernst Bloch about Wagner's operas, some approaching lines to the characteristic twentieth-century art - the cinema have been conceived. An aesthetic encounter is established through the categories of the wagnerian drama as assumed by the cinema, and a survey of innovations introduced by Wagner in the operastic performance and how these innovations are treated in the cinematographic expression is analyzed. So, Cinema and Opera are understood as a "total work of art". Finally, at the turn of the century history starts to change. A new form of entertainment takes place on the stage and contemporary man takes into account a new way of seeing and hearing the world of image and sound.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2024-05-10
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.