• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.25.2023.tde-18052023-153814
Documento
Autor
Nome completo
Alexandre Alberto Pascotto Montilha
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Bauru, 2022
Orientador
Banca examinadora
Machado, Maria Aparecida de Andrade Moreira (Presidente)
Haar, Ewout ter
Morata, Thais Catalani
Silva, Thiago Cruvinel da
Título em português
O uso da Wikipédia como estratégia para disseminação do conhecimento e promoção da saúde: avaliação da qualidade dos artigos e outras métricas na área da saúde
Palavras-chave em português
Audiologia
Crowdsourcing
Enciclopédia
Odontologia
Saúde Pública
Tecnologia educacional
Resumo em português
Este estudo tem como objetivo examinar a viabilidade, o alcance e o impacto potencial do uso da Wikipédia como ferramenta de promoção da saúde e estratégia de disseminação do conhecimento. As atividades envolveram a edição de artigos de saúde existentes na Wikipédia em português, bem como a tradução de artigos em inglês para o português durante 6 campanhas online realizadas entre 2018 e 2021 na Faculdade de Odontologia de Bauru e 2 campanhas globais de conscientização: Wiki4WorldHearingDay2019 e Wiki4YIOS2020. As atividades na Wikipédia foram realizadas por alunos de graduação em Fonoaudiologia e alunos de especialização em Odontologia da Faculdade de Odontologia de Bauru e da Universidade Federal de Santa Catarina. Entre artigos novos e existentes da Wikipedia, os grupos editaram vários artigos, e atraíram mais de 330.000 visualizações durante os períodos de rastreamento definidos (de 30 dias antes do início das atividades até 30 dias após o término). Além disso, os índices de qualidade das páginas criadas ou ampliadas melhoraram em quase todas as situações, registrando-se uma taxa de aumento de até 300% (50% ou 30% em média para artigos pré-existentes). As atividades centradas na Wikipédia expandiram a disponibilidade de conteúdo científico de qualidade para o público. Os alunos trabalharam temas de audiologia, odontologia e saúde pública, avaliando as informações existentes, validando-as, criando novos conteúdos e compartilhando informações, etapas que contribuíram para a missão de disseminação do conhecimento e promoção da saúde em benefício da sociedade. O rastreamento das atividades também apontou para a importância das referências na avaliação da qualidade dos artigos, de modo que ficou mais evidente a necessidade de implementar uma ferramenta de software melhor voltada para a busca de referências nos artigos da Wikipédia.
Título em inglês
The use of Wikipedia as a strategy for knowledge dissemination and health promotion: article quality assessment and other metrics in health topics
Palavras-chave em inglês
Audiology
Crowdsourcing
Dentistry
Educational technology
Encyclopedia
Medicine
Resumo em inglês
This study is aimed at examining the feasibility, reach and potential impact of using Wikipedia as a tool for health promotion and strategy for knowledge dissemination. Activities involved editing existing Portuguese-languageWikipedia health articles, as well as translating English-language articles to Portuguese during 6 online campaigns held between 2018 and 2021 at Bauru School of Dentistry and 2 global awareness campaigns: Wiki4WorldHearingDay2019 and Wiki4YIOS2020. Wikipedia efforts were carried out by undergraduate students in Speech-Language Pathology and Audiology and specialization students in Dentistry at Bauru School of Dentistry and at Federal University of Santa Catarina. Among new and existing Wikipedia articles, the groups edited several articles, which attracted more than 330,000 views during the set tracking periods (from 30 days before the beginning of the activities to 30 days after their ending). Moreover, the quality indexes for pages either created or expanded were improved in almost all situations, by registering an increase rate up to 300% (50% or 30% on average for pre-existing articles). Wikipediacentered activities expanded the availability of quality scientific content to the public. Students worked in audiology, dentistry and public health topics, by assessing existing information, validating it, creating new content, and sharing informationsteps that contributed to the mission of knowledge dissemination and health promotion for the benefit of society. The tracking of activities also pointed out to the importance of references in article quality assessment, so that the need to implement a better software tool aimed at searching for references to Wikipedia articles became more evident.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Há arquivos retidos devido a solicitação (publicação de dados, patentes ou diretos autorais).
Data de Liberação
2025-03-01
Data de Publicação
2023-05-22
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.