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Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.22.2023.tde-08032024-091657
Document
Auteur
Nom complet
Patricia Reis Alves dos Santos
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
Ribeirão Preto, 2023
Directeur
Jury
Pereira, Marta Cristiane Alves (Président)
Costa, Simone de Godoy
Fahning, Gabriela Rodrigues Bragagnollo
Westin, Ursula Marcondes
Titre en portugais
PEP acadêmico: plataforma web para registro eletrônico no cenário da atenção primária à saúde
Mots-clés en portugais
Atenção primária à saúde
Educação interprofissional
Registro eletrônico em saúde
Sistemas de registros médicos
Tecnologia educacional
Resumé en portugais
Aproximar os estudantes das funcionalidades, potencialidades e das limitações das tecnologias para o registro eletrônico em saúde (RES) é necessário e urgente, a fim de prepará-los para futura atuação profissional. Os registros constituem memória valiosa para o profissional, instituição de saúde e paciente, sendo importante ferramenta na integralidade e longitudinalidade das informações para a tomada de decisão. Neste sentido, este estudo tem por objetivo desenvolver e avaliar uma plataforma web para o ensino e aprendizagem de registros eletrônicos, no cenário da Atenção Primária em Saúde (APS). Como percurso metodológico esta pesquisa foi conduzida em três etapas, sendo a 1° etapa o Planejamento; a 2° etapa o Desenvolvimento da plataforma utilizando-se do referencial metodológico do desenvolvimento ágil de software, na modalidade Scrum. E por fim, na 3° etapa, a Avaliação pelos estudantes de Enfermagem e Medicina, professores e especialistas em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), por meio de questionários: Teste de Aceitação; escala System Usability Scale (SUS); recomendação do produto pelo escore Net Promoter e avaliação da inter-relação das funcionalidades do registro eletrônico e competências-chave, pautadas na Taxonomia de Bloom. A análise dos dados foi realizada por meio de estatística descritiva. Participaram da etapa de avaliação um total de 34 estudantes, 14 professores e 9 especialistas em TIC. Foram pontuadas oportunidades de melhorias na tela de agendamento e nas telas de atendimento do paciente, nos itens referentes ao registro de dados objetivos, avaliação e plano de cuidados. Por meio da SUS observou-se que a plataforma apresenta usabilidade adequada aos objetivos propostos. No Net Promoter Score é possível observar que a maioria dos avaliadores classificaram a plataforma na zona de excelência. Em relação à avaliação dos professores acerca da interrelação das funcionalidades do registro eletrônico para APS e competências-chave, conforme o ano de curso, é possível inferir a possibilidade de contribuição com o desenvolvimento de competências no processo de aprendizado em registros eletrônicos em saúde. Conclui-se que, por meio da plataforma, é possível que o estudante vivencie a experiência imersiva ao realizar as mesmas tarefas de um registro eletrônico no cenário da APS, utilizando banco de dados de pacientes simulados. Destaca-se que a construção e avaliação da plataforma corrobora com a necessidade de desenvolver competências em RES, buscando preparar os estudantes de Enfermagem e Medicina para a documentação adequada das informações inerentes ao cuidado em saúde, aspecto fundamental para a prática clínica.
Titre en anglais
Academic PEP: educational web platform for electronic registration in the primary health care scenario
Mots-clés en anglais
Educational technology
Electronic health records
Interprofessional education
Medical records systems
Primary health care
Resumé en anglais
It is necessary and urgent to bring students closer to the functionalities, potential and limitations of technologies for electronic health records (EHR), in order to prepare them for future professional work. Records constitute valuable memory for the professional, health institution and patient, being an important tool in the completeness and longitudinality of information for decision making. In this sense, this study aims to develop and evaluate a web platform for teaching and learning electronic records, in the Primary Health Care (PHC) scenario. As a methodological path, this research was conducted in three stages, the 1st stage being Planning; The 2nd stage was the development of the platform using the methodological framework of agile software development, in the Scrum modality. And finally, in the 3rd stage, the Assessment by Nursing and Medicine students, teachers and specialists in Information and Communication Technologies (ICT), through questionnaires: Acceptance Test; System Usability Scale (SUS); product recommendation using the Net Promoter Score and evaluation of the interrelationship of electronic registration functionalities and key competencies, based on Bloom's Taxonomy. Data analysis was carried out using descriptive statistics. A total of 34 students, 14 teachers and 9 ICT specialists participated in the evaluation stage. Opportunities for improvements were highlighted in the scheduling screen and patient care screens, in items relating to recording objective data, assessment and care plan. Through SUS, it was observed that the platform presents adequate usability for the proposed objectives. In the Net Promoter Score, it is possible to observe that the majority of evaluators classified the platform in the area of excellence. In relation to the teachers' assessment of the interrelationship between electronic record functionalities for PHC and key competencies, depending on the course year, it is possible to infer the possibility of contributing to the development of competencies in the learning process using electronic health records. It is concluded that, through the platform, it is possible for the student to live an immersive experience when performing the same tasks as an electronic record in the PHC scenario, using a database of simulated patients. It is noteworthy that the construction and evaluation of the platform corroborates the need to develop RES skills, seeking to prepare Nursing and Medicine students for adequate documentation of information inherent to health care, a fundamental aspect for clinical practice.
 
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Date de Libération
2025-12-19
Date de Publication
2024-03-28
 
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