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Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.18.2023.tde-24112023-100910
Documento
Autor
Nombre completo
Maliheh Najafi
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 2023
Director
Tribunal
Marques, Flavio Donizeti (Presidente)
Carvalho, Jonas de
Ferreira, António Joaquim Mendes
Guimarães, Thiago Augusto Machado
Medeiros, Ricardo de
Título en inglés
Aeroelastic analysis of a lightweight topology-optimized sandwich panel
Palabras clave en inglés
aeroelastic analysis
homogenization approach
lattice core
layerwise finite element theory
lightweight material
modal analysis
sandwich structures
supersonic flutter
topology optimization method
Resumen en inglés
Sandwich structures with lattice cores are novel, lightweight composite structures and are widely used in the aerospace industry. Besides, the aeroelastic behavior of sandwich panels in a supersonic flow regime still needs to be thoroughly studied. This work is devoted to investigating the flutter properties of a sandwich panel whose core is inspired by the topology optimization method in supersonic airflow. In addition, an analytical model of the topology-optimized core sandwich panel employing layerwise theory and the homogenization approach is given for modal analysis. A three-layer continuum is applied to the entire sandwich panel, with the topology-optimized core being homogenized as an equivalent orthotropic layer based on an energy method. The first-order shear deformation theory in each layer is assumed, and displacement continuity is imposed at the layer interfaces. These assumptions constitute the foundation of the layerwise theory provided in this study. The supersonic Piston theory evaluates aerodynamic pressure. For the panel, a four-node Lagrangian quadrilateral element with nine degrees of freedom per node is employed. By comparing natural frequencies and mode shapes with those produced from commercial software and previous results in the literature, the accuracy and dependability of the new method are confirmed. On critical dynamic pressure, the effects of geometric parameters and material characteristics are explored. The results show that the proposed metastructure has the ability to use as a lightweight core sandwich panel in comparison to an isotropic panel and isotropic core sandwich panel in aircraft design, which leads to improving the efficiency of flight and is useful in the research of lightweight sandwich materials.
Título en portugués
Análise aeroelástica de um painel sanduíche leve com topologia otimizada
Palabras clave en portugués
abordagem de homogeneização
análise aeroelástica
análise modal
estruturas sanduíche
flutter supersônico
material leve
método de otimização topológica
núcleo treliçado
teoria dos elementos finitos em camadas
Resumen en portugués
Estruturas sanduíche com núcleos treliçados são novas estruturas compostas e têm sido amplamente utilizadas nas áreas aeroespacial e aeronáutica devido ao seu excelente desempenho, mas seus comportamentos aeroelásticos não foram totalmente estudados. Este trabalho é dedicado a investigar as propriedades de flutter de um painel sanduíche cujo núcleo é inspirado no método de otimização topológica em fluxo de ar supersônico. Além disso, um modelo analítico do painel sanduíche de núcleo otimizado para topologia empregando a teoria em camadas e a abordagem de homogeneização é fornecido para análise modal. Um contínuo de três camadas é aplicado a todo o painel sanduíche, com o núcleo otimizado de topologia sendo homogeneizado como uma camada ortotrópica equivalente com base em um método de energia. A teoria da deformação por cisalhamento de primeira ordem em cada camada é assumida e a continuidade do deslocamento é imposta nas interfaces das camadas. Essas suposições constituem a base da teoria de camadas fornecida neste estudo. A teoria do pistão supersônico avalia a pressão aerodinâmica. Para o painel, é empregado um elemento quadrilátero Lagrangeano de quatro nós com nove graus de liberdade por nó. Ao comparar frequências naturais e formas de modo com aquelas produzidas a partir de software comercial e resultados anteriores na literatura, a precisão e confiabilidade do novo método são confirmadas. Na pressão dinâmica crítica, os efeitos de parâmetros geométricos e características do material são explorados. Os resultados mostram que a metaestrutura proposta tem a capacidade de ser usada como um painel sanduíche de núcleo leve em comparação com um painel sanduíche de núcleo isotrópico e um painel sanduíche de núcleo isotrópico no projeto de aeronaves, o que leva a melhorar a eficiência de voo e é útil na pesquisa de painéis sanduíche leves materiais.
 
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Fecha de Publicación
2023-11-27
 
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