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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.2021.tde-10012022-171958
Documento
Autor
Nombre completo
Yara Santucci Barreto
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 2021
Director
Tribunal
Fernandez, Fernanda da Rocha Brando (Presidente)
Figueiredo, Rodolfo Antônio de
Kowaltowski, Doris Catharine Cornelie Knatz
 
Título en portugués
O espaço escolar sustentável como educador
Palabras clave en portugués
Adequação ambiental
Ciências ambientais
Escola Sustentável
Espaço escolar
Projeto político-pedagógico
Resumen en portugués
Esta pesquisa visa favorecer a transição de espaços escolares construídos para o conceito Escola Sustentável por meio de um guia de princípios da sustentabilidade na instância escolar, com fins de nela detectar as demandas de adequação a serem atendidas para tal alinhamento. O exercício de percepção e análise de seu próprio território e realidade poderá conduzir a comunidade escolar ao seu autoconhecimento, à apropriação do meio ambiente em que se insere de forma consciente, responsável e interdisciplinar e ainda estimular sua visão sistêmica e transversalidade pedagógica. A inclusão do espaço escolar sustentável no projeto político-pedagógico possibilitaria ensinar as vertentes das ciências ambientais de forma aplicada, favorecendo práticas, diálogos e contextualizações educativas diversas e estimulando o hábito salutar de tais procedimentos dentro do espaço escolar. Apresenta-se preliminarmente relato de experiência pregressa de uma gestão de intervenções de adequação ambiental de espaços físicos aos preceitos da sustentabilidade, realizada em uma escola particular de ensino básico da cidade de São Paulo (SP) ao longo de 18 meses, que fomentou o processo de elaboração do produto deste mestrado profissional. A metodologia da análise documental e bibliográfica com análise de conteúdo foi adotada para investigar o conceito Escola Sustentável para incorporá-lo ao instrumento produzido. Este trabalho busca possibilitar ao espaço escolar – uma vez alinhado ao conceito Escola Sustentável e assistido pela sua comunidade – realizar valores e conteúdos didáticos teorizados em sala de aula, proporcionar um maior repertório de experiências interativas, bem como de contextualizações pedagógicas, além de restabelecer o necessário conforto e bem-estar aos seus usuários.
 
Título en inglés
Sustainable school space as an education agent
Palabras clave en inglés
Environmental Sciences
Environmental suitability
Political-pedagogical project
School physical space
Sustainable School
Resumen en inglés
This research aims to promote the transition of school built spaces to the Sustainable School Concept through a guide to sustainability principles for school environment, in order to detecting the adequacy demands to be met for such alignment. The analysis and experiencial perception of its own territory and reality can bring self-awarenes to school Community, a conscious, responsible and interdisciplinary appropriation of school environment, and also encouragement to apply systemic vision and pedagogical transversality approaches. The insertion of a sustainable school space concept in school political-pedagogical project would make it possible to teach practical aspects of environmental sciences, fostering different educational activities, dialogues, contextualizations and promoting the healthy habit of such procedures within the school environment. This research presents a preliminary report of a past experience on managing interventions for the adaptation of the existing physical spaces environmental to the principles of sustainability, carried out in a private elementary school in the city of São Paulo (SP) over 18 months, which served as a base for the elaboration of production process of this professional master's degree. The methodology of documental and bibliographic analysis with content examination was adopted to investigate the Sustainable School Concept to integrate it into the instrument produced. This work seeks to enable the school environment - once aligned with the Sustainable School Concept and assisted by its community - to fulfill values and accomplish classroom theory didactic contents, providing a greater repertoire of interactive experiences, as well as pedagogical contextualizations, in addition to restoring the necessary comfort and well-being of school community.
 
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Fecha de Publicación
2022-01-12
 
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