• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.18.2022.tde-19122022-155409
Documento
Autor
Nome completo
Pedro David Bravo Mosquera
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2022
Orientador
Banca examinadora
Catalano, Fernando Martini (Presidente)
Almeida, Odenir de
Azevedo, Joao Luiz Filgueiras de
Secco, Ney Rafael
Trapp, Luis Gustavo
Título em inglês
Methodologies for designing, optimizing, and evaluating possible unconventional aircraft configurations for future civil aviation
Palavras-chave em inglês
Aerodynamic Shape Optimization
Boundary Layer Ingestion
Box-Wing configuration
Computational Fluid Dynamics
Multidisciplinary Design Optimization
Wind-tunnel experiments
Resumo em inglês
Due to technological evolution and the development of several environmental aerospace projects, the aeronautical community has been implementing advanced design strategies, aiming to find next-generation configurations that allow mitigating the undesirable impact of aircraft on the environment. Unconventional solutions have attracted the attention of designers, and several aircraft concepts have been proposed in order to achieve ambitious goals. Given the lack of significant design experience with unconventional aircraft, Multidisciplinary Design Optimization (MDO) frameworks enable to understand the impact of various technologies, obtaining reductions in energy use per passenger-kilometer beyond that provided by the configuration itself. In this thesis, multifidelity and multidisciplinary optimization methodologies have been applied towards designing a next-generation commercial airliner, which combines a Box-Wing configuration with Boundary Layer Ingestion (BLI) engines. This project presents four fundamental objectives: (i) To understand the current design issues, methods, and evolving trends of unconventional configurations. This is performed through a compilation of information in the form of a state- of-the-art literature review. (ii) To develop a low-fidelity MDO method to determine the main geometric, aerodynamic, stability, propulsion and performance characteristics of the aircraft, based on its design requirements and constraints. (iii) To carry out Computational Fluid Dynamics (CFD) simulations and wind-tunnel experiments on a scale-model of the aircraft, in order to perform a back-to-back analysis of non-boundary layer ingesting and boundary layer ingesting versions of the aircraft. (iv) To implement a high-fidelity Aerodynamic Shape Optimization method for the Box-Wing concept based on Reynolds-Averaged Navier-Stokes (RANS) equations. The completion of the research effort led to understand the potential benefits of the different technologies implemented on the aircraft at different levels of physical fidelity. Such information is believed to be important in determining whether a Box-wing aircraft powered by a BLI propulsion system can fulfil future aviation demands, providing also interesting and very encouraging results for further development.
Título em português
Metodologias para projetar, otimizar e avaliar possíveis configurações de aeronaves não convencionais para o futuro da aviação civil
Palavras-chave em português
Configuração Box-Wing
Dinâmica dos Fluidos Computacional
Experimentos em túnel de vento
Ingestão de camada limite
Otimização de forma aerodinâmica
Otimização multidisciplinar de projeto
Resumo em português
Devido à evolução tecnológica e ao desenvolvimento de diversos projetos aeroespaciais ambientais, a comunidade aeronáutica vem implementando estratégias avançadas de projeto, visando encontrar configurações de próxima geração que permitam mitigar o impacto indesejável dos aviões no ambiente. Soluções não convencionais têm atraído a atenção de projetistas, e vários conceitos de aeronaves têm sido propostos para atingir metas ambiciosas. Dada a falta de experiência em projeto de aeronaves não convencionais, metodologias de otimização de projeto multidisciplinar (MDO) permitem entender o impacto de várias tecnologias, obtendo reduções no consumo de energia por passageiro-quilômetro além daquela proporcionada apenas pela configuração. Nesta tese, metodologias de otimização multifidelidade e multidisciplinar foram aplicadas para projetar uma aeronave comercial de próxima geração, que combina uma configuração Box-Wing com um sistema de propulsão por ingestão de camada limite (BLI). Este projeto tem quatro objetivos fundamentais: (i) Compreender as atuais questões de projeto, metodologias, e tendências em evolução de aeronaves não convencionais. Isto foi realizado através de uma compilação de informação na forma de revisão de literatura. (ii) Desenvolver um método de otimização de projeto multidisciplinar de baixa fidelidade para determinar as principais características geométricas, aerodinâmicas, de estabilidade, propulsão e desempenho da aeronave, com base em seus requisitos de projeto e restrições. (iii) Realizar simulações de dinâmica de fluidos computacional (CFD) e experimentos em túnel de vento usando um modelo a escala da aeronave, a fim de realizar uma análise comparativa entre duas versões da mesma, sendo uma com ingestão de camada limite e outra sem ingestão de camada limite. (iv) Implementar um método de otimização de forma aerodinâmica de alta fidelidade para o conceito Box-Wing baseado nas equações de Reynolds- Averaged Navier-Stokes (RANS). A conclusão do esforço de pesquisa permitiu compreender os benefícios potenciais das diferentes tecnologias implementadas na aeronave em diferentes níveis de fidelidade física. Espera-se que tais dados sejam úteis na interpretação de que uma aeronave Box-wing acoplada a um sistema de propulsão BLI possa atender às demandas da aviação futura, fornecendo também resultados interessantes e muito encorajadores para o desenvolvimento de trabalhos futuros.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2022-12-20
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.