• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.16.2023.tde-07122023-091505
Documento
Autor
Nombre completo
Lucia Kazumi Kurimoto
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2023
Director
Tribunal
Miranda, Rosana Helena (Presidente)
Corrêa, Paulo Roberto
Sales, Pedro Manuel Rivaben de
Título en portugués
A resiliências dos caminhos pré-colombianos de São Paulo
Palabras clave en portugués
Avenida Paulista
Caminho do Peabiru
Resiliência
São Paulo
Vetor sudoeste
Resumen en portugués
A cidade de São Paulo é marcada por um espigão central que na atualidade é percorrida por meio automóveis pelas avenidas, por meio de bicicletas pelas ciclovias e por meio de transporte coletivo pelas linhas de metrô e de ônibus. Segundo uma regra universal e pré-histórica, os caminhos dos espigões e de divisores de águas eram as rotas naturais para os povos nômades e semi-nômades por oferecer segurança e conforto nas caminhadas. Porém, durante a pesquisa sobre os estratos formadores da cidade de São Paulo não foi identificado vestígios textuais e cartográficos da existência de um caminho pré-colombiano no trecho central do espigão central, correspondente ao trecho da atual avenida Paulista. Este caminho do espigão central é considerado um dos ramais do caminho do Peabiru, que ligava o oceano Atlântico ao oceano Pacífico. A condição privilegiada da convergência de caminhos terrestres e fluviais no local escolhido para a fundação da missão jesuítica no campo de Piratininga era apenas um dos nós de caminhos pré-colombianos no Planalto Paulista. Porém, este nó foi o mais importante para a colonização portuguesa, devido à passagem do caminho do Peabiru do litoral para o sertão, à proximidade do caminho fluvial pelo rio Tietê e outros caminhos em direção norte e noroeste. O povoado de São Paulo cresceu em torno deste nó principal para todas as direções periféricas da metrópole atual, porém o traçado do caminho original se manteve em forma de estrada de ferro, avenidas e rodovias. A resiliência dos traçados destes caminhos pré-colombianos é demonstrada por meio de destaque destes caminhos nos mapas históricos.
Título en inglés
The resilience of the pre-Columbian paths of São Paulo
Palabras clave en inglés
Paulista Avenue
Peabiru path
Resilience
São Paulo
Southwest vector
Resumen en inglés
The city of São Paulo is marked by a central ridge that is currently traveled by cars through the avenues, by bicycles through bike lanes and by a collective transport by subway and bus lines. According to a universal and prehistoric rule, the paths of the ridges and watersheds were the natural routes for nomadic and semi-nomadic people for offering safety and comfort on walks. However, during the research on the formative layers of the city of São Paulo was not identified textual and cartographic traces of the existence of a pre-Columbian path in the central stretch of the central ridge, corresponding to the stretch of the current Paulista Avenue. This path of the central ridge is considered one of the branches of the path of the Peabiru path, which connected the Atlantic Ocean to the Pacific Ocean. The privileged condition of the convergence of terrestrial and fluvial paths in the place chosen for the foundation of the Jesuítica mission in the Piratininga field was only one of the nodes of pre-Columbian paths in the Planalto Paulista. However, this node was the most important for the Portuguese colonization, due to the passage of the Peabiru path from the coast to the hinterland, the proximity of the river path by the Tietê river and other paths in north and northwest direction. The village of São Paulo grew around this main node to all peripheral directions of the current metropolis, but the layout of the original path remained in the form of railroad, avenues and highways. The resilience of the traces of these pre- Columbian paths is demonstrated by highlighting these paths in the historical maps.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-12-13
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.