• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.16.2023.tde-15042024-163922
Document
Auteur
Nom complet
Paula Nogueira Ramos
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2023
Directeur
Jury
Farias, Agnaldo Aricê Caldas (Président)
Benetti, Liliane
Garbelotti, Raquel de Oliveira Pedro
Margulies, Ivone
Wisnik, Guilherme Teixeira
Titre en portugais
Movimentos espaciais: artistas da performance na década de 1970
Mots-clés en portugais
Artistas mulheres
Década de 1970
Esferas públicas e privadas
Espaço
Joan Jonas
Performance
Regina Vater
Vídeo
Resumé en portugais
O espaço nas artes visuais é compreendido em discussões contemporâneas a partir de perspectivas diversas, que podem abranger desde o estudo das propriedades formais e estéticas relativas ao posicionamento de uma obra numa fisicalidade até a produção de sentido decorrente da presença de espectadores no contexto expositivo. Por vezes, a percepção desse mesmo espaço está sujeita a marcadores sociais dos e das artistas ou mesmo à visibilidade de determinadas linguagens no campo artístico. Nesta tese, abordo o espaço relacionado ao ambiente de experimentação de jovens artistas mulheres na década de 1970, particularmente no que proporciona e estimula o início de suas trajetórias. Por meio de novos meios e linguagens do período, como o vídeo e a performance, as artistas ocupam espaços ainda em elaboração, inventando possibilidades de lidar com seus contextos políticos e sociais. Dedicarei especial atenção às obras de Joan Jonas e Regina Vater, uma estadunidense e outra brasileira, em cotejo com outros trabalhos visuais. Minha hipótese é a de que, à medida que as artistas transformam espaços cotidianos ruas, praias, praças e suas próprias casas em espaços de trabalho e produção de obras, desafiam a divisão moderna entre as esferas públicas e privadas, assim como as construções sociais de gênero.
Titre en anglais
Space movements: performance artists in the 1970s
Mots-clés en anglais
1970s
Joan Jonas
Performance
Public and private spheres
Regina Vater
Space
Video
Women artists
Resumé en anglais
The understanding of space in visual arts is approached from diverse perspectives in contemporary discussions, which can range from the study of the formal and aesthetic properties related to the positioning of a work within physicality to the production of meaning resulting from the presence of viewers in the exhibition context. In some cases, the perception of the space is subject to the social markers related to the artists, or even to the visibility of certain languages within the artistic field. In this dissertation, I address the space related to the experimental environment of young women artists in the 1970s, particularly in what it provides and stimulates the beginning of their artistic journeys. Through the use of new media and languages of the period, such as video and performance, these artists occupy spaces that are still under development, inventing possibilities for engaging with their political and social contexts. My focus will be particularly on the works of Joan Jonas and Regina Vater, one American and the other Brazilian, in comparison with other visual works. My hypothesis is that, as these artists transform everyday spaces streets, beaches, squares, and their own homes into spaces for work and artistic production, they challenge the modern division between the public and private spheres, as well as social constructions of gender.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2024-04-24
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.