• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.16.2022.tde-14092023-172453
Document
Auteur
Nom complet
Bianca Manzon Lupo
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2022
Directeur
Jury
Migliaccio, Luciano (Président)
Beiguelman, Giselle
Bottallo, Marilucia
Lopes, Roseli de Deus
Silva, Mauricio Candido da
Titre en portugais
O museu experiência, uma abordagem brasileira. O caso da Fundação Roberto Marinho
Mots-clés en portugais
Arquitetura de museus
Design de exposições
Patrimônio cultural brasileiro
Tecnologias da comunicação
Resumé en portugais
A presente tese de doutorado se insere em um contexto de renovação do interesse pela criação de museus e centros culturais, frequentemente associados a processos de empreendedorismo urbano e incentivo ao turismo cultural, nas duas primeiras décadas do século XXI. Trata, portanto, do desenvolvimento de propostas que buscam criar uma experiência sensorial impressiva para o visitante, mediada pelas tecnologias da comunicação e interatividade. O objetivo deste trabalho é analisar o conceito de museu-experiência, mobilizado como um tema importante para a construção do espaço expositivo brasileiro contemporâneo. Para tanto, tomou-se como objeto de estudo o caso da Fundação Roberto Marinho (FRM), instituição privada sem fins lucrativos vinculada ao Grupo Globo, um dos principais conglomerados de mídia do país. A FRM se tornou responsável pela construção de um destacado conjunto de instituições culturais recentes, que inclui o Museu da Língua Portuguesa, Museu do Futebol, Paço do Frevo, Museu de Arte do Rio, Museu do Amanhã e MIS-Copacabana. A investigação proposta busca estudar a história dos processos de concepção dos referidos museus, adotando a abordagem micro histórica. Aplicou-se como metodologia de análise o estudo de caso, por adequar-se à complexidade do objeto e à necessidade de coleta de variadas fontes de evidência incluindo levantamento bibliográfico, análise de documentos, observações in loco, pesquisa de artigos publicados pela mídia e realização de entrevistas semiestruturadas com profissionais envolvidos nos projetos. Com este trabalho, pretende-se contribuir para a reflexão sobre caminhos possíveis para a construção do campo museológico contemporâneo no Brasil, abrindo novas perspectivas para o pensamento do patrimônio cultural nesse contexto.
Titre en anglais
The museum experience, a Brazilian approach. The case of Roberto Marinho Foundation
Mots-clés en anglais
Brazilian cultural Heritage
Communication technologies
Exhibition design
Museum architecture
Resumé en anglais
This doctoral thesis deals with a context of renewed interest in the conception of museums and cultural centers, often associated with urban entrepreneurship processes and encouragement of cultural tourism, in the first two decades of the 21st century. It deals with development of proposals that seek to create an impressive sensory experience for the visitor, mediated by communication and interactivity technologies. The objective of this research is to analyze the concept of museum-experience, mobilized as an important theme for the construction of the contemporary Brazilian exhibition space, taking as study object the Roberto Marinho Foundation (RFM), a private non-profit institution linked to Grupo Globo, one of the main media conglomerates in the country. The FRM became responsible for the construction of an outstanding set of recent cultural institutions, which includes the Museum of the Portuguese Language, Football Museum, Paço do Frevo, MIS-Copacabana, Rio Art Museum and Museum of Tomorrow. The proposed investigation seeks to study the history of the design processes of these museums, adopting a micro-historical approach. The case study was adopted as a research methodology, as it adapts to the complexity of the object and the need to collect various sources of evidence including bibliographic survey, document analysis, on-site observations, research of articles published by the media and conducting semi-structured interviews with professionals involved in the project. With this work, we intend to contribute to the reflection on possible paths for the construction of the contemporary museological field in Brazil, opening new perspectives for thinking about cultural heritage in this context.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2023-09-15
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.