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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.16.2009.tde-08062022-153917
Documento
Autor
Nome completo
Ana Paula Nascimento
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2009
Orientador
Banca examinadora
Lourenço, Maria Cecilia França (Presidente)
Tarasantchi, Ruth Sprung
Araújo, Marcelo Mattos
Azevedo, Ricardo Marques de
Jorge, Luis Antonio
Título em português
Espaços e a representação de uma nova cidade: São Paulo (1895-1929)
Palavras-chave em português
Ensino artístico
Exposições artísticas
Museu Paulista da Universidade de São Paulo
Museus
Pinacoteca do Estado de São Paulo
São Paulo (cidade)
Resumo em português
Este estudo examina as relações entre o espaço cultural da cidade de São Paulo e como membros de determinados grupos quiseram representá-la entre o fim do século XIX e os anos 1920. Dessa maneira, levana os possíveis equipamentos a servier de urdidura a compor determinada trama cultural: os locais em que eram realiszadas as exposições artísticas; os recém-implantados Museu Paulista e Pinacoteca do Estado de São Paulo; o aparecimento das primeiras galerias e de um mercado de arte; os novos comportamentos oriundos de uma nova forma de viver; as representações feitas da urbe nas relações entre palavra e cidade, em um intricado universo de iniciativas, eventos, espaços e atores sociais, engendrando a difusão de vieses distintos sobre o ideário de metrópole moderna, cenário este alicerçado em relações múltiplas.
Título em inglês
Spaces and the representation of a new city: São Paulo (1895-1929)
Palavras-chave em inglês
Art exhibitions
Art study
Museu Paulista da Universidade de São Paulo
Museums
Pinacoteca do Estado de São Paulo
São Paulo (the city)
Resumo em inglês
This study runs through the relations between the cultural environment of São Paulo city and how people of some specific groups have wished to represent it, in the period of late XIX century and the 1920s. It brings also the mechanisms most likely responsible for such a cultural fabric: the places where exhibitions were used to happen; the then new Museu Paulista and Pinacoteca do Estado de São Paulo, the appearance of the first art galleries as well as an art market; the new behavior carried by a new way of life; the representations of the city in the literature in a rich universe of initiatives, events, institutions, places, and social agents, giving birth to distinct approaches regarding the very conception of a modern metropolis, all of them based on multitudinal relations.
 
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Data de Publicação
2022-06-08
 
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