• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.16.2006.tde-07022024-120754
Documento
Autor
Nome completo
Dalva Elias Thomaz
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2006
Orientador
Banca examinadora
Katinsky, Julio Roberto (Presidente)
Luz, Vera Santana
Camargo, Monica Junqueira de
Silva, Fernanda Fernandes da
Stroeter, Joao Carlos Rodolpho
Título em português
Artigas: a liberdade na inversão do olhar; modernidade e arquitetura brasileira
Palavras-chave em português
Arquitetura moderna (Brasil)
João Batista Vilanova Artigas (1915-1985)
Resumo em português
Este trabalho procura discutir a postura crítica do arquiteto Vilanova Artigas frente à chamada arquitetura moderna brasileira, no início dos anos 50, considerando o panorama internacional em que essa crítica se manifesta. Nesse sentido, investigamos dois aspectos fortemente influenciadores do pensamento de Artigas, a modernidade e o socialismo, suas aproximações e dissociações considerando as circunstâncias particulares da guerra fria. Procuramos mostrar que a inversão do olhar perscrutador e crítico em dois momentos de forte tensão permitiram a Artigas formular as bases de uma nova teoria chamada de Arquitetura Brasileira, que explora as situações-limite, propondo ora o diálogo, ora a exposição das contradições entre valores de permanência e valores de invenção que permitem o movimento criador da modernidade.
Título em inglês
Not available
Palavras-chave em inglês
Not available
Resumo em inglês
This thesis intends to discuss the critical position of the architect Vilanova Artigas in connection with the so called Brazilian modern architecture, in the early fifties, considering the international panorama in which this critical position emerged. With this in mind we investigate two elements strongly influenced the thought of Artigas, modernity and socialism, their similarities and divergences, considering the cirumstances of the Cold War. We demonstrate how the inversion of the critical view in two special moments of great tension allowed Artigas to formulate tha basis of a new theory called Arquitetura Brasileira, which explores the limits of the situation, proposing sometimes the dialog and at other times the contraditions between permanence and invention of the creative movement of modernity.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2024-02-08
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.