• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.16.2006.tde-07022024-120754
Documento
Autor
Nombre completo
Dalva Elias Thomaz
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2006
Director
Tribunal
Katinsky, Julio Roberto (Presidente)
Luz, Vera Santana
Camargo, Monica Junqueira de
Silva, Fernanda Fernandes da
Stroeter, Joao Carlos Rodolpho
Título en portugués
Artigas: a liberdade na inversão do olhar; modernidade e arquitetura brasileira
Palabras clave en portugués
Arquitetura moderna (Brasil)
João Batista Vilanova Artigas (1915-1985)
Resumen en portugués
Este trabalho procura discutir a postura crítica do arquiteto Vilanova Artigas frente à chamada arquitetura moderna brasileira, no início dos anos 50, considerando o panorama internacional em que essa crítica se manifesta. Nesse sentido, investigamos dois aspectos fortemente influenciadores do pensamento de Artigas, a modernidade e o socialismo, suas aproximações e dissociações considerando as circunstâncias particulares da guerra fria. Procuramos mostrar que a inversão do olhar perscrutador e crítico em dois momentos de forte tensão permitiram a Artigas formular as bases de uma nova teoria chamada de Arquitetura Brasileira, que explora as situações-limite, propondo ora o diálogo, ora a exposição das contradições entre valores de permanência e valores de invenção que permitem o movimento criador da modernidade.
Título en inglés
Not available
Palabras clave en inglés
Not available
Resumen en inglés
This thesis intends to discuss the critical position of the architect Vilanova Artigas in connection with the so called Brazilian modern architecture, in the early fifties, considering the international panorama in which this critical position emerged. With this in mind we investigate two elements strongly influenced the thought of Artigas, modernity and socialism, their similarities and divergences, considering the cirumstances of the Cold War. We demonstrate how the inversion of the critical view in two special moments of great tension allowed Artigas to formulate tha basis of a new theory called Arquitetura Brasileira, which explores the limits of the situation, proposing sometimes the dialog and at other times the contraditions between permanence and invention of the creative movement of modernity.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2024-02-08
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.