Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.16.2002.tde-06022024-120546
Documento
Autor
Nome completo
Roberto Novelli Fialho
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2002
Orientador
Banca examinadora
Perrone, Rafael Antonio Cunha (Presidente)
Camargo, Monica Junqueira de
Jorge, Luis Antonio
Título em português
O desenho como metodologia do projeto: Escritório Técnico Rino Levi
Palavras-chave em português
Arquitetura moderna (Brasil)
Projeto de arquitetura
Rino Levi (1901-1965)
Resumo em português
A presente dissertação estuda o papel do desenho como metodologia de projeto e busca caracterizar a relação entre a produção gráfica e a evolução do projeto arquitetônico em suas estapas, assim como a maneira com que o arquiteto se utiliza do recurso do desenho e sua interferência na resolução da obra arquitetônica. Estas questões são abordadas através do estudo do trabalho do arquiteto Rino Levi e de seu escritório. A partir do estudo de obras referenciais elegidas para os estudos de caso o Edifício Prudência (1948), a Residência Olivo Gomes (1952) e o Banco Sul-Americano (1962) busca a percepção da presença de elementos comuns na metodologia de projeto do arquiteto, seja na organização dos desenhos, no tratamento da tecnologia ou na transposição dos conceitos aplicados no papel para a obra construída. Estes estudos, desenvolvidos a partir da confrontação dos desenhos relativos aos projetos com o levantamento fotográfico das obras, demonstram as relações do ofício no controle dos aspectos técnicos e da fidelidade da execução dos projetos. Em suas conclusões o trabalho busca sistematizar os dados colhidos e identificar evidências do desenvolvimento de uma metodologia de trabalho do arquiteto. A dissertação se conclui com um balanço sobre a interação do desenho como influência, elemento e referência para a produção arquitetônica, procurando identificar os elementos que interagem neste contexto, levantando questões sobre métodos e procedimentos e sobre o que podem acrescentar ao repertório arquitetônico.
Título em inglês
Not available
Palavras-chave em inglês
Not available
Resumo em inglês
This dissertation studies the role of drawing as a design methodology, characterizing the relationships between graphic production and design development. It also studies the several uses of drawing in this context. These questions are developed through the study of Rino Levis work. From the study of three reference works for the case studies: Edifício Prudência (1948), Residência Olivo Gomes (1952) and Banco Sul-Americano (1962), it searches for the existence of regular elements in Rino Levis design methodology, whether in drawing organization, technological aspects and in transfering the concepts from paper to the built work. Developed by comparing project drawings and photographs, these studies show the relations of this workmanship in the control of technical issues and the projects execution fidelity. In its conclusions, this work systematizes the basis and identifies evidences of a work methodology developed by the architect. The dissertation is completed by evaluating the interaction of drawing as an influence, element and reference for architectural production, attempting to identify the interacting elements in this context, raising questions about methods and procedures, and what they can add to the architectural repertory.
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2024-02-06