• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.16.2002.tde-06022024-120546
Document
Auteur
Nom complet
Roberto Novelli Fialho
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2002
Directeur
Jury
Perrone, Rafael Antonio Cunha (Président)
Camargo, Monica Junqueira de
Jorge, Luis Antonio
Titre en portugais
O desenho como metodologia do projeto: Escritório Técnico Rino Levi
Mots-clés en portugais
Arquitetura moderna (Brasil)
Projeto de arquitetura
Rino Levi (1901-1965)
Resumé en portugais
A presente dissertação estuda o papel do desenho como metodologia de projeto e busca caracterizar a relação entre a produção gráfica e a evolução do projeto arquitetônico em suas estapas, assim como a maneira com que o arquiteto se utiliza do recurso do desenho e sua interferência na resolução da obra arquitetônica. Estas questões são abordadas através do estudo do trabalho do arquiteto Rino Levi e de seu escritório. A partir do estudo de obras referenciais elegidas para os estudos de caso o Edifício Prudência (1948), a Residência Olivo Gomes (1952) e o Banco Sul-Americano (1962) busca a percepção da presença de elementos comuns na metodologia de projeto do arquiteto, seja na organização dos desenhos, no tratamento da tecnologia ou na transposição dos conceitos aplicados no papel para a obra construída. Estes estudos, desenvolvidos a partir da confrontação dos desenhos relativos aos projetos com o levantamento fotográfico das obras, demonstram as relações do ofício no controle dos aspectos técnicos e da fidelidade da execução dos projetos. Em suas conclusões o trabalho busca sistematizar os dados colhidos e identificar evidências do desenvolvimento de uma metodologia de trabalho do arquiteto. A dissertação se conclui com um balanço sobre a interação do desenho como influência, elemento e referência para a produção arquitetônica, procurando identificar os elementos que interagem neste contexto, levantando questões sobre métodos e procedimentos e sobre o que podem acrescentar ao repertório arquitetônico.
Titre en anglais
Not available
Mots-clés en anglais
Not available
Resumé en anglais
This dissertation studies the role of drawing as a design methodology, characterizing the relationships between graphic production and design development. It also studies the several uses of drawing in this context. These questions are developed through the study of Rino Levis work. From the study of three reference works for the case studies: Edifício Prudência (1948), Residência Olivo Gomes (1952) and Banco Sul-Americano (1962), it searches for the existence of regular elements in Rino Levis design methodology, whether in drawing organization, technological aspects and in transfering the concepts from paper to the built work. Developed by comparing project drawings and photographs, these studies show the relations of this workmanship in the control of technical issues and the projects execution fidelity. In its conclusions, this work systematizes the basis and identifies evidences of a work methodology developed by the architect. The dissertation is completed by evaluating the interaction of drawing as an influence, element and reference for architectural production, attempting to identify the interacting elements in this context, raising questions about methods and procedures, and what they can add to the architectural repertory.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2024-02-06
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.