• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.16.2004.tde-01082022-142249
Document
Auteur
Nom complet
Luis Espallargas Gimenez
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2004
Directeur
Jury
Azevedo, Ricardo Marques de (Président)
Almeida, Eduardo Luiz Paulo Riesencampf de
Anelli, Renato Luiz Sobral
Bruna, Paulo Julio Valentino
Martins, Carlos Alberto Ferreira
Titre en portugais
Arquitetura paulistana da década de 1960: técnica e forma
Mots-clés en portugais
Arquitetura moderna (São Paulo - SP)
Brutalismo
História da arquitetura (São Paulo - SP)
João Batista Vilanova Artigas (1915-1985)
Lina Bo Bardi (1914-1992)
Paulo Archias Mendes da Rocha (1928-2021)
Resumé en portugais
A história mais consolidada da arquitetura moderna brasileira considera e assume como determinantes as políticas que cercam seus pressupostos e produção. Incontáveis pesquisas se animam ampliar o conhecimento dessa história moderna e acrescentam quantidade de informações, precisões e curiosidades ao conjunto, sem, no entanto, enfrentar declaradas descontinuidades e conceitos ainda inéditos. Na década de 1960, o brutalismo paulista modificou a sensibilidade artística mais próxima à difundida pelo International Style e desencadeou uma profunda alteração na forma, inexplicavelmente encampada pela seqüência de fenômenos que procuram provar a linearidade e progresso modernos. A aceitação irrestrita da arquitetura como tributária da razão e da ética fecha o cerco ideológico e exlcui estética e forma modernas do processo e avaliação artísticos. A combinação da plástica com o partido favorece prescindir da forma moderna intelectiva, facilita a criatividade e livra da repreensão formalista. A tese propõe a suspensão de algumas dessas certezas e procura demonstrar que também é factível entender o brutalismo como uma degradação do processo moderno de concepção e, mais ainda, como uma espécie de realismo artístico que retrocede à experiência estética mais convencional ao considerar mecanismos originais e simbolismos estruturais. Mesmo aprofundada no País, a inconsistência brutalista não foi causada pela regionalização, mas pela disparatada versão original. Fenômeno difícil de entender, pois ao insistir na autonomia artística nacional diminui-se a agilidade crítica por dificultar o enfrentamento aberto com experiências estrangeiras. Censura que não deixa compreender, em definitivo, os limites das propostas artísticas, tantas vezes referidas de maneira apressada. A obstrução do juízo visual na arquitetura foi inaugurada nas rebeliões juvenis do continente europeu e causaria um rebaixamento na arquitetura paulistana, embora orientada para aprofundar ainda mais seus efeitos radicais. Para entender a fratura formidável que representou o ataque brutalista ao pensamento moderno do século XX, parece necessário reativar a categoria da forma moderna como parâmetro eficaz que distingue objetos criados segundo critérios de semelhança e aparência e artefatos concebidos segundo uma ordem interna que lhes fornece legalidade e estrutura. Sob a substância pastosa e cinzenta do concreto aparente e bruto, que serviu para acobertar tantos brutalismos, esconde-se ora o tipo da estética normativa, ora a forma da estética moderna. Ora a corrupção brutalista, ora um sentido moderno preservado. Uma distinção decisiva ao escrever uma história que necessite considerar os juízos estéticos da arquitetura.
Titre en anglais
Not available
Mots-clés en anglais
Not available
Resumé en anglais
The most consolidated history from the modern Brazilian architecture considers and assumes as determinant the politics that surround its origin and work. Incalculable researches encourage themselves with extending the knowledge of this modern history and increase the quantity of information, precision and curiosities to the subject, without, however, facing declared discontinuities and concepts, unheard of before today, though. In the decade of 1960, the paulista brutalism modified the artistic sensibility nearer to the one diffused by the International Style and spread out a deep alteration to the form, that was inexplicable covered up by the sequence of phenomena that tries to prove the modern linearity and progress. The unrestricted acceptance of the architecture as a debtor of the reason and the ethics establishes the ideological envelopment and exludes aesthetics and modern forms of the process and artistic evaluation. The combination of the plastic with the parti helps to do without the intellectual modern form, facilitates the creativity and gets rid of the formalist repression. This thesis suggests the cessation of some of those certainties and shows that it is also possible to understand the brutalism as a degradation of the modern process of the conception, and also as a kind of artistic realism that goes back to the most conventional aesthetic experience when considering original mechanisms and structural symoblism. Even deepened in the Country, the savage inconsitency was not caused by the nationalization, but by the senseless original version. This phenomenon is very difficult to understand, because once in the national artistic autonomy, it gets the critical agility diminished, by complicating the open confront with foreign experiences. That censure does not permit to understand the limits of the artistic plans many times mentioned in hasty way. The obstruction of the visual judgement in the architecture was inagurated in youthful rebellions of the European continent and would cause a demotion in the paulistana architecture, however oriented to increase more and more its radical effects. To understand the formidable fracture that represented the brutal attack to the modern thought of the 20th century, it seems necessary to reactivate the category of the modern form as an efficacious parameter that distinguishes between created objects according to the criteria of similarity and appearance and devices conceived according to an internal order that supplies them with legality and structure. Under the pasty and grayish substance of the rough and visible concrete, which was used to dissumulate so much brutalism, either the kind from the normative aesthetics, or the form from the modern aesthetics is hidden. Either the brutal corruption, or a modern preserved form. A decisive distinction when writing a history that has to consider the aesthetic judgements of the architecture.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2022-08-09
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.