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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2023.tde-02012024-184818
Document
Auteur
Nom complet
Andrei Golfeto dos Santos
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2023
Directeur
Jury
Crescitelli, Edson (Président)
Almeida, Luciana Florencio de
Bianchi, Caio Giusti
Vidal, Luciane Meneguin Ortega
Titre en portugais
O impacto das comunidades de startups no ecossistema empreendedor brasileiro
Mots-clés en portugais
Brasil
Comunidades de Startups
Ecossistema empreendedor
Startups
Resumé en portugais
Em 2022, o Brasil contava com mais de 20.000 startups ativas. Entretanto, apesar do crescimento expressivo nos investimentos em startups nos últimos 10 anos, 90% desse volume ainda se concentra na Região Sudeste. As comunidades de startups surgem para fomentar novas startups e para apoiar as existentes em regiões que não possuem esse acesso. Nesse contexto, os objetivos dessa pesquisa foram analisar o impacto das comunidades de startups no ecossistema empreendedor brasileiro; definir seus principais objetivos e desafios; explorar sua atuação; e propor boas práticas. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa exploratória. Os dados primários foram coletados por meio de entrevistas em profundidade, que se valeram de um roteiro semiestruturado, com 13 líderes de comunidades de startups os quais atenderam aos pré-requisitos estabelecidos, a saber: serem formados pelo programa Falcom da ABStartups, e terem pelo menos 2 anos de experiência liderando comunidades locais, de diferentes níveis e de diversos Estados brasileiros. Apesar de haver várias pesquisas sobre o ecossistema empreendedor, ainda há uma lacuna teórica especificamente com relação às comunidades de startups, devido à ausência de pesquisas sobre esta temática. No Brasil, foram mapeadas 77 comunidades, compostas por uma mediana de 27 startups e por pessoas interessadas em apoiá-las, as quais colaboram de maneira orgânica e informal. Tais comunidades de startups têm como objetivo educar, por meio da troca de experiências e de negócios e pelo acesso a oportunidades. Elas estão inseridas no ecossistema empreendedor e apoiam a formação e a atração de talentos, a sensibilização da cultura local, a densidade, a educação sobre capital de risco e a busca por condições mais favoráveis no ambiente regulatório. O engajamento de voluntários e os alinhamentos com os demais atores são os grandes desafios a serem enfrentados. Como boas práticas, foram citadas a importância da consistência das iniciativas, a proximidade e a disponibilidade de todos os membros, internos e externos. Por fim, foi possível gerar um mapa conceitual, a partir das principais conclusões da pesquisa.
Titre en anglais
The impact of startup communities on the Brazilian entrepreneurial ecosystem
Mots-clés en anglais
Brazil
Entrepreneurial ecosystem
Startups
Startups communities
Resumé en anglais
In 2022, Brazil had over 20,000 active startups. Despite significant growth in startup investments over the past 10 years, 90% of this funding is concentrated in the southeastern region. Startup communities emerge to foster new startups and to support existing ones in regions lacking access to such resources. In this context, the objective of this research was to analyze the impact of startup communities on the Brazilian entrepreneurial ecosystem; to define their main goals and challenges, to explore their activities, and to propose best practices. Therefore, a qualitative and exploratory research was carried out. The primary data were collected through in-depth, which made use of semi-structured script, with 13 leaders of startup communities who met the established prerequisites, namely: have participated in the ABStartups' Falcom program, and having at least 2 years of experience leading local communities of different levels and from different Brazilian states. Although there are several studies on the entrepreneurial ecosystem, there is still a theoretical gap specifically in relation to startup communities, due to the lack of research on this topic. In Brazil, 77 communities were mapped, comprising a median of 27 startups and people interested in supporting them, who collaborate in an organic and informal way. Such startup communities aim to educate, through the exchange of experiences and business and through access the opportunities. They are part of the entrepreneurial ecosystem and support training and attracting talent, raising awareness of the local culture, density, education about risk capital and the search for more favorable conditions in the regulatory environment. Volunteer engagement and alignment with other actors are the great challenges to be faced. As good practices, the importance of consistency in initiatives, proximity and availability of all members, internal and external, were mentioned. Finally, it was possible to generate a conceptual map, summarizing the main research findings.
 
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Date de Publication
2024-03-15
 
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