• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2005.tde-13092022-154009
Documento
Autor
Nome completo
Antônio Tiago Loureiro Araujo dos Santos
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2005
Orientador
Banca examinadora
Souza, André Portela Fernandes de (Presidente)
Firpo, Sergio Pinheiro
Menezes Filho, Naercio Aquino
Título em português
Dinâmica da desigualdade salarial no setor formal do estado de São Paulo (1990-1998): um estudo de componentes da variância
Palavras-chave em português
Desigualdade de renda
Econometria
Salários-Brasil
Resumo em português
Este trabalho propõe uma análise do comportamento dinâmico da desigualdade salarial no setor formal do estado de São Paulo entre os anos de 1990 a 1998 através da decomposição da estrutura de covariância dos salários em seus componentes permanente e transitório. O componente permanente é em geral atribuído a características de produtividade dos indivíduos, ao passo que o componente transitório é associado a perturbações estocásticas em torno do perfil salarial do indivíduo. O objetivo é obter um modelo econométrico que capte adequadamente as mudanças na dispersão dos salários ao longo do tempo, para a partir do mesmo poder avaliar a importância relativa de fatores relacionados à desigualdade de longo prazo vis a vis fatores relativos à instabilidade de rendimentos. A análise é realizada com base em um painel montado a partir dos dados da RAIS, e diversos modelos econométricos são estimados (e testados) por métodos de Distância Mínima.
Título em inglês
Dynamics of wage inequality in the formal sector of the state of São Paulo (1990-1998): a study of variance components
Palavras-chave em inglês
Econometrics
Income Inequality
Wages-Brazil
Resumo em inglês
This work seeks to analyze the dynamic behavior of wage inequality in the formal labor market of the State of São Paulo in the years 1990-1998 by means of a decomposition of the wage covariance structure in its permanent and transitory components. The permanent component is in general attributed to individual productivity characteristics, whereas the transitory part is associated to stochastic disturbances around the individual earnings profile. Its aim is to fit an econometric model of variance components to the observed variance-covariance structure in order to evaluate the relative importance of long run inequality in comparison to earnings instability as factors behind overall inequality. The analysis is based on a panel data set constructed from RAIS data (official data for the formal labor market); several different models are estimated and tested using Minimum Distance techniques.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2022-09-13
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.