• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2022.tde-01022023-182653
Documento
Autor
Nombre completo
Jaime Macedo de Brito Bastos
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2022
Director
Tribunal
Meloni, Luís Eduardo Negrão (Presidente)
Lima, Rafael Coutinho Costa
Novaes, Lucas Martins
Pereda, Paula Carvalho
Título en portugués
Televisão, impressionable years e mercado de trabalho: evidência para o Brasil
Palabras clave en portugués
Impressionable years
Mercado de trabalho
Mídia
Novelas
Resumen en portugués
A televisão é o meio de comunicação mais popular do Brasil e moldou crenças, comportamentos e valores da sociedade brasileira ao longo das décadas. Em especial, indivíduos entre o fim da juventude e início da vida adulta, os chamamos impressionable years, têm suas posições políticas, sociais e econômicas particularmente afetadas por choques sociais e econômicos vividos nessa fase da vida. Combino dados do mercado de trabalho e da expansão do sinal da Rede Globo, principal emissora do país, para investigar se a chegada do sinal da TV e consequente exposição ao conteúdo transmitido afetou decisões laborais dos jovens brasileiros. Encontro efeitos positivos e significativos para indivíduos que possuíam entre 16 e 25 anos no momento da chegada do sinal. Em especial, o resultado para as mulheres é o dobro que para os homens. As mulheres jovens apresentam um aumento de 1.17 pontos percentuais na probabilidade de trabalhar, o que representa um aumento de 3.2\% em relação à média. Corroborando nossa hipótese que as mulheres eram o público alvo da maior parte da programação e se inspiravam em personagens televisivas. Mostro também que o efeito é maior para mulheres mais escolarizadas, que moram em regiões onde a Globo chegou entre 1986-1990 e com no máximo um filho, indo ao encontro de achados anteriores da literatura.
Título en inglés
Television, impressionable years and labor market: evidence from Brazil
Palabras clave en inglés
Impressionable years
Labor market
Media
Soap operas
Resumen en inglés
Television is Brazil's most popular means of communication and has shaped Brazilian society's beliefs, behaviors, and values over the decades. In particular, individuals between late youth and early adulthood, the 'impressionable years', have their political, social and economic positions particularly affected by social and economic shocks experienced at this stage of life. I combine data from the labor market and the expansion of the signal from Rede Globo, the country's leading broadcaster, to investigate whether the arrival of the TV signal and consequent exposure to broadcast content affected young Brazilians' work decisions. I find positive and significant effects for individuals who were between 16 and 25 years old when the signal arrived. In particular, the result for women is twice that for men. Young women show an increase of 1.17 percentage points in the probability of working, representing an increase of 3.2% over the average. Corroborating our hypothesis that women were the target audience for most programming and were inspired by television characters. I also show that the effect is more significant for more educated women, who live in regions where Globo arrived between 1986-1990 and with at most one child, in line with previous findings in the literature.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-02-03
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.