• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.103.2022.tde-13122022-181657
Documento
Autor
Nome completo
Juliana Carvalho Rodrigues
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Rizzutto, Marcia de Almeida (Presidente)
Appoloni, Carlos Roberto
Simioni, Ana Paula Cavalcanti
Título em português
Estudos e caracterizações de pinturas de Di Cavalcanti pertencentes a coleções de museus paulistas
Palavras-chave em português
Arte brasileira
Caracterização de pinturas
Ciência do Patrimônio
Di Cavalcanti
Modernismo
Resumo em português
Esta pesquisa teve como objetivo estudar e caracterizar, com uso de técnicas analíticas não-invasivas e portáteis, duas pinturas a óleo produzidas por Emiliano Di Cavalcanti - as obras Cinco moças de Guaratinguetá de 1930 (Coleção MASP) e Mocinha com gato à janela, em Ouro Preto de 1946 (Coleção Pinacoteca). Estas obras são importantes dentro da produção do artista, tendo participado de diversas exposições e figurando catálogos e até mesmo selos postais e livros didáticos. Nesta dissertação discorreu-se sobre as relações entre patrimônio cultural e as ciências experimentais, trazendo dados históricos e refletindo sobre a multidisciplinaridade deste tipo de pesquisa. Optou-se pela utilização de técnicas de imageamento, sendo elas: fotografia com luz visível (refletida, tangencial e transmitida) e de fluorescência de ultravioleta; reflectografia de infravermelho; e radiografia digitalizada; e técnicas espectroscópicas de Fluorescência de Raios X por dispersão de energia (ED-XRF) e Raman, além de estudo histórico-estilístico e aplicação do método atribucionista de Morelli, sempre tendo como suporte a análise documental. Os métodos foram escolhidos pela sua complementaridade e capacidade de trazerem resultados relevantes na busca por novas informações sobre o fazer do artista. Neste trabalho é apresentado um pouco da história de Di Cavalcanti, buscando ressaltar a sua importância não apenas como ícone do modernismo brasileiro, mas como produtor de representações de imenso valor material e imaterial que foram fundamentais para a criação de um ideário nacional. Ao longo da pesquisa percebeu-se que apesar da distância temporal entre as obras, existe uma linha tanto material quanto de representações que se manteve. Alguns materiais utilizados por ele foram identificados, possibilitando conhecer um pouco de sua paleta e começou-se a delinear traços característicos e inerentes a suas composições. Pretende-se que a sistematização dos resultados obtidos traga informações complementares que permitam ampliar o conhecimento disponível relativo à produção pictórica de Di Cavalcanti e que estas possam ajudar outros profissionais que estudam o trabalho do artista a melhor conhecer as suas obras, o seu processo criativo e os materiais de sua paleta de cor.
Título em inglês
Studies and characterizations of paintings by Di Cavalcanti belonging to São Paulo museum collections.
Palavras-chave em inglês
Brazilian Art
Characterization of paintings
Cultural Heritage Science
Di Cavalcanti
Modernism
Resumo em inglês
The objective of this dissertation was to study and characterize two oil paintings produced by Emiliano Di Cavalcanti with non-invasive analytic techniques using portable instruments. The artworks Cinco moças de Guaratinguetá, 1930 (MASP Collection) and Mocinha com gato à Janela, em Ouro Preto, 1946 (Pinacoteca Collection) are an important part of the artists work with participation in several exhibitions and having been featured in catalogs and even postage stamps and textbooks. The relationship between cultural heritage and experimental sciences through a historical perspective and considerations on the multidisciplinary nature of this type of research are discussed. Imaging techniques, namely: photography with visible light (reflected, raking and transmitted) and ultraviolet fluorescence; infrared reflectography; and digitized radiography; and spectroscopic techniques of Energy Dispersive X-Ray Fluorescence (ED-XRF) and Raman are used, in addition to a historical-stylistic study and application of Morellis attributionist method, always supported by documental analysis. The methods were chosen for their complementarity and ability to bring relevant results in the search for new information about the artist's work. A little of Di Cavalcanti's history is presented, seeking to emphasize his importance not only as an icon of Brazilian modernism, but as a producer of representations of immense material and immaterial value that were fundamental for the creation of a national ideal. Throughout this research it was possible to realize that, despite the temporal distance between the artworks, there is a line, both material and representational, that has been maintained. Some materials used by the artist are characterized which allows a better understanding about his palette and some characteristics traits inherent in his compositions. The systematization of the results obtained will provide complementary information that will allow to expand the available knowledge regarding Di Cavalcantis pictorial production and these can help other professionals who study the artists work to better understand his works, his creative process, and the materials from his color palette.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2023-02-08
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.