• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.103.2023.tde-08122023-102448
Document
Auteur
Nom complet
Marina Amaral Gouveia
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2023
Directeur
Titre en portugais
O lugar do Lazer na função social dos museus
Mots-clés en portugais
Educação Museal
Função Social dos Museus
Lazer
Resumé en portugais
O presente trabalho analisa em que medida educação e lazer se articulam e conformam estratégias de aproximação dos museus com suas comunidades, e a partir dessa relação infere-se sobre sua colaboração para o cumprimento da função social dos museus. A pesquisa tem por base entrevistas semiestruturadas feitas junto às equipes dos Setores Educativos do Museu de Arte Sacra, do Museu da Língua Portuguesa, da Pinacoteca de São Paulo e do Museu da Energia de São Paulo, entre 2021 e 2022. O método utilizado é a Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977), que propõe uma sistematização das informações em três principais etapas são elas: pré-análise, categorização e tratamento dos resultados. As entrevistas foram sistematizadas e analisadas a partir de quatro eixos principais: i) o entendimento sobre o museu em que atuam, ii) suas concepções de Lazer, iii) suas percepções dos vínculos entre Lazer e Educação Museal e iv) da relação dos setores educativos com os públicos do museu. Foram consideradas também as perspectivas pessoais e profissionais dos entrevistados, bem como do seu entendimento sobre o público com o qual trabalham. A principal observação final aponta para a presença a relevância do lazer para o cumprimento da função social dos museus.
Titre en anglais
Leisures role in museum social function
Mots-clés en anglais
Leisure
Museum Education
Social Function
Resumé en anglais
The present work analyzes the extent to which education and leisure are articulated and form strategies to bring museums closer to their communities, and from this relationship, it infers their collaboration in fulfilling the social role of museums. The research is based on semi structured interviews conducted with the Education teams of the Museum of Sacred Art (Museu de Arte Sacra), the Museum of the Portuguese Language (Museu da Língua Portugu esa), the Pinacoteca of São Paulo (Pinacoteca de São Paulo), and the Museum of Energy of São Paulo (Museu da Energia de São Paulo) between 2021 and 2022. The Content Analysis method (BARDIN, allowed for the systematization and interpretation of the s tatements, resulting in the identification of four main themes for the analysis: the museum under analysis, Leisure, Leisure and Museum Education, and the relationship between education and museum audiences. The main final observation points to the relevance of leisure for fulfilling the social function of museums.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2023-12-13
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.