• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.103.2023.tde-08122023-102448
Documento
Autor
Nombre completo
Marina Amaral Gouveia
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2023
Director
Título en portugués
O lugar do Lazer na função social dos museus
Palabras clave en portugués
Educação Museal
Função Social dos Museus
Lazer
Resumen en portugués
O presente trabalho analisa em que medida educação e lazer se articulam e conformam estratégias de aproximação dos museus com suas comunidades, e a partir dessa relação infere-se sobre sua colaboração para o cumprimento da função social dos museus. A pesquisa tem por base entrevistas semiestruturadas feitas junto às equipes dos Setores Educativos do Museu de Arte Sacra, do Museu da Língua Portuguesa, da Pinacoteca de São Paulo e do Museu da Energia de São Paulo, entre 2021 e 2022. O método utilizado é a Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977), que propõe uma sistematização das informações em três principais etapas são elas: pré-análise, categorização e tratamento dos resultados. As entrevistas foram sistematizadas e analisadas a partir de quatro eixos principais: i) o entendimento sobre o museu em que atuam, ii) suas concepções de Lazer, iii) suas percepções dos vínculos entre Lazer e Educação Museal e iv) da relação dos setores educativos com os públicos do museu. Foram consideradas também as perspectivas pessoais e profissionais dos entrevistados, bem como do seu entendimento sobre o público com o qual trabalham. A principal observação final aponta para a presença a relevância do lazer para o cumprimento da função social dos museus.
Título en inglés
Leisures role in museum social function
Palabras clave en inglés
Leisure
Museum Education
Social Function
Resumen en inglés
The present work analyzes the extent to which education and leisure are articulated and form strategies to bring museums closer to their communities, and from this relationship, it infers their collaboration in fulfilling the social role of museums. The research is based on semi structured interviews conducted with the Education teams of the Museum of Sacred Art (Museu de Arte Sacra), the Museum of the Portuguese Language (Museu da Língua Portugu esa), the Pinacoteca of São Paulo (Pinacoteca de São Paulo), and the Museum of Energy of São Paulo (Museu da Energia de São Paulo) between 2021 and 2022. The Content Analysis method (BARDIN, allowed for the systematization and interpretation of the s tatements, resulting in the identification of four main themes for the analysis: the museum under analysis, Leisure, Leisure and Museum Education, and the relationship between education and museum audiences. The main final observation points to the relevance of leisure for fulfilling the social function of museums.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-12-13
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.