• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.102.2023.tde-03012024-121547
Document
Auteur
Nom complet
Bruna Cristina Bevilaqua
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Carlos, 2023
Directeur
Jury
Castral, Paulo Cesar (Président)
Lima, Solange Ferraz de
Oliveira, Joana D'Arc de
Paiva, Odair da Cruz
Titre en portugais
Cidade-imaginário: uma análise sobre Bocaina SP através da fotografia no museu.
Mots-clés en portugais
Bocaina (cidade)
conjunto musealizado
conjunto originário
curadoria museal
fotografia e cidade
Resumé en portugais
Neste trabalho buscou-se investigar, a partir de um estudo de caso, a prática institucional de constituição de espaços dedicados a contar a história da cidade, mais especificamente o museu, através da fotografia. Orientando-se pelos principais aspectos da expansão do território paulista com o complexo cafeeiro entre os século XIX e XX, a trajetória da instituição pesquisada um museu público municipal dedicado à história local e que esteve aberto ao público entre os anos de 2000 e 2012 e as imagens selecionadas para compor o acervo e a exposição museal, empenha-se em perscrutar a memória e o imaginário da cidade de Bocaina, no interior de São Paulo, mobilizados através da fotografia. Devido à escassez de informações sobre os documentos fotográficos analisados e por lidar essencialmente com o conteúdo imagético presente nas imagens do museu, a análise se vale da metodologia de vocabulário controlado a partir da atribuição de descritores. Esta forma de traduzir as informações contidas pelos documentos em dados quantitativos se constitui como um procedimento capaz de mapear os usos de linguagens e convenções fotográficas e, ao mesmo tempo, responder às deficiências de conteúdo sobre o histórico e a trajetória dos documentos. Tais elementos se concentram em evidenciar o que aqui denomina-se a cidade-imaginário, que é salvaguardada no museu como uma forma de compensação da instabilidade vivenciada na cidade real. Neste sentido, trabalhando a partir do conceito benjaminiano de escovar a história a contrapelo, assume-se um percurso analítico por meio da fotografia com a premissa de demonstrar o que é contado e que é ocultado pela ação curatorial, investigando as convenções narrativas e os arranjos ficcionais institucionalmente propostos, com o intuito de compreender os limites e potencialidade próprios do uso institucional da imagem a serviço da história da cidade.
Titre en anglais
Imaginary-city: an analysis of Bocaina SP through photography in the museum.
Mots-clés en anglais
Bocaina (town)
city photography
musealized collection
museum curatorship
original collection
Resumé en anglais
In this work, it was sought to investigate, through a case study, the institutional practice of constituting spaces dedicated to telling the citys history. More specifically the museum, via photography. Led by the main aspects of São Paulos territory expansion with the coffee culture complex between the 19th and 20th centuries, the trajectory of the researched institution a municipal public museum dedicated to local history and which was open to the public between 2000 and 2012 and the images selected to compose the collection and the museum exhibition, strives to scrutinize the memory and imagination of the city of Bocaina, in the interior of São Paulo, mobilized through photography. Due to the scarcity of information on the analyzed photographic documents and because it essentially deals with the imagery content present in the museum's pictures, the analysis avails itself by the controlled vocabulary methodology, based on descriptors attributions. This way of translating the information contained in the documents, into quantitative data, constitutes a procedure capable of mapping the uses of language and photographic conventions and, at the same time, responding to content deficiencies regarding the history and trajectory of the documents. Such elements focus on highlighting what is called here the imaginary-city, which is safeguarded in the museum as a form of compensation for the instability experienced in the real city. In this sense, working from Benjamin's concept of brushing history against the grain, it is assumed an analytical journey through photography with the premise of demonstrating what is told and what is hidden by the curatorial procedure, investigating the narrative conventions and fictional arrangements proposed institutionally, with the aim of understanding the limits and potential of the image institutional use in the service of the city history.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2024-01-04
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.