• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.100.2022.tde-28022023-203921
Documento
Autor
Nombre completo
Gabriel Marotti Ricardo
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2023
Director
Tribunal
Corrêa, Ricardo Santhiago (Presidente)
Braga, Paula Priscila
Correa, Cynthia Harumy Watanabe
Silveira Junior, Walter Garcia da
Título en portugués
Banda Larga Cordel: cultura e mediação tecnológica na trajetória de Gilberto Gil
Palabras clave en portugués
Canção crítica
Estudos Culturais
Gilberto Gil
Mediação tecnológica
Música popular
Tropicalismo
Resumen en portugués
Este trabalho analisa a temática tecnológica na trajetória de Gilberto Gil a partir de um diálogo entre a arte e a política, tendo em vista a existência de um conjunto significativo de canções em que o compositor refletiu sobre questões como rádio, televisão, computador, internet, celular, entre outros temas ligados ao universo tecnológico, além dessa temática também aparecer de forma destacada na atuação do compositor durante o período em que assumiu o cargo de ministro da cultura durante o governo Lula. Ora compondo e cantando, ora discursando sobre políticas culturais, as tecnologias sempre estiveram em maior ou menor grau ocupando o imaginário e a discursividade do artista/político. Tendo como um dos principais recursos metodológicos a análise de canção, esta pesquisa tem como motivação a tentativa de responder a seguinte pergunta: existe na obra de Gilberto Gil um projeto de emancipação da cultura brasileira por intermédio das tecnologias? A partir do campo interdisciplinar dos Estudos Culturais, esta discussão retoma contextos sócio-históricos que demarcam a trajetória do artista/ministro, com ênfase na experiência com o tropicalismo (final dos anos 1960 início dos anos 1970) e com o Ministério da Cultura (2003 2008). Nesse percurso desdobram-se discussões fundamentais para a construção hermenêutica do trabalho, como as noções de canção crítica e de mediação tecnológica no contexto da música popular brasileira. Dividido em três capítulos, sendo o último destinado às análises das canções, este estudo permitiu observar que a relação entre Gilberto Gil e as tecnologias proporcionou um encontro de grandes ressonâncias no campo da cultura brasileira.
Título en inglés
Banda Larga Cordel: culture and technological mediation in the trajectory of Gilberto Gil
Palabras clave en inglés
Critical song
Cultural Studies
Gilberto Gil
Popular music
Technological mediation
Tropicalismo
Resumen en inglés
This work analyzes the theme of technology in Gilberto Gil's trajectory, starting from a dialogue between art and politics, considering the existence of a significant set of songs in which the composer reflects on issues such as the radio, television, computers, the internet, smartphones, and others. Such themes also played a prominent role in his administration serving as Minister of Culture during the Lula government. At times composing and singing, and at times speeching on policies for culture, technology has always occupied to a greater or lesser extent the imagination and discourse of the artist/politician. Using song analysis as one of the main methodological resources, this research has motivated the attempt to answer the following question: does Gilberto Gil's work contain a project for the emancipation of Brazilian culture through technology? From the interdisciplinary field of Cultural Studies, this discussion resumes socio-historical contexts of the trajectory of the artist/minister with emphasis on the experience of the tropicalismo movement (late 1960s early 1970s) up until his role in the Ministry of Culture (2003-2008). Along the way, we unfold discussions on the fundamentals for the hermeneutics of his body of work, such as the notions of critical song and technological mediation in the context of Brazilian popular music. Divided into three chapters, with the last one containing the analyzis of the songs, this study allows the observation that the relationship between Gilberto Gil and technology was of great resonance in the field of Brazilian culture.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2024-03-18
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.