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Master's Dissertation
DOI
https://doi.org/10.11606/D.100.2021.tde-25082021-093328
Document
Author
Full name
Ana Claudia Gütschow Sampaio
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2021
Supervisor
Committee
Mendes, Francisca Dantas (President)
Dantas, Denise
Gobbi, Marcia Aparecida
Sant'Anna, Patrícia
Title in Portuguese
Vestuário de moda infantil na cidade: um estudo sobre o consumo e uso nas ruas abertas em São Paulo
Keywords in Portuguese
Cidades
Crianças
Infância
Moda
Sociedade de consumo
Vestuário
Vestuário infantil
Abstract in Portuguese
Este trabalho reflete sobre a roupa infantil em situação de uso por crianças na cidade de São Paulo no contexto de lazer e passeio. A dissertação teve como objetivo identificar características do vestuário infantil de meninas e meninos que frequentam a cidade, mais especificamente no Minhocão e nas ruas selecionadas do Programa Ruas Abertas. O estudo realizado foi uma pesquisa qualitativa, multidisciplinar e interseccional, relacionando moda, educação, sociologia da infância, urbanismo e consumo. A fim de identificar características do vestuário infantil este foi separado em: roupas, acessórios e calçados, sendo que cada peça foi analisada por: cor, tipo de formação de tecido, tipo de peça, se é uma peça com padrão ou é lisa, se possui estampa, como a de um personagem, ou um tema e ainda se o produto possui uma logomarca. Foram também observados os objetos portados por meninas e meninos, assim como as ações e atividades das crianças nos espaços estudados. Para a coleta, registro e análise dos dados, foram adotados técnicas de observação, anotações em caderno de campo, entrevistas, fotografias e desenhos a partir das fotografias. Os resultados da pesquisa apontam para desigualdades de gênero entre meninas e meninos, isto acontece principalmente nas cores, nos personagens identificados, nas marcas e também nos brinquedos. O consumo aparece no uso de marcas e personagens pelas crianças. Pode-se perceber, que algumas das relações são mediadas pelo consumo, em que, a posse de determinada marca ou personagem é protagonista na relação entre as crianças, sendo a roupa um objeto articulador das relações
Title in English
Children's clothing in the city: a study on the consumption and use of children's clothing on the open streets of the city of São Paulo
Keywords in English
Childhood
Children
Children's clothing
Cities
Clothing
Consumer society
Fashion
Abstract in English
This paper reflects on children's clothing in used by kids in the city of São Paulo in the context of leisure and outings. The dissertation aimed to identify characteristics of children's clothing for girls and boys who frequent the city, more specifically Minhocão and selected streets of "Programa Ruas Abertas". The study consisted of qualitative, multidisciplinary and intersectional research, connecting Fashion, education, Sociology of Childhood, Urbanism and Consumption. In order to identify characteristics of children's clothing, the analysis was separated into (I) clothing (II) accessories, and (III) shoes. Each piece was then analyzed by color, type of fabric formation, type of piece, whether it is a patterned or plain piece, whether it has a print (such as a character or a theme), and whether the product has a logo. The objects carried by girls and boys were also observed, as well as the actions and activities of the children in the studied spaces. Observation techniques, field notes, interviews, photographs, and drawings of the photographs were adopted for the data collection, recording, and analysis. The results of the research indicate gender inequalities between girls and boys, shown mainly in the colors, in the identified characters, in the brands and in the toys. Consumption appears in the use of brands and characters by children. It can be seen that some of the relationships are mediated by consumption, in which the possession of a certain brand or character is the protagonist of the relationship among children
 
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Publishing Date
2022-05-17
 
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