• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.10.2020.tde-07082020-100027
Documento
Autor
Nome completo
Catia Helena de Almeida Lima Massari
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2020
Orientador
Banca examinadora
Miglino, Maria Angélica (Presidente)
Baracat, Edmund Chada
Bentley, Maria Vitoria Lopes Badra
Santos, Rafael Senos dos
Serva, Fernanda Mesquita
Título em português
Plataforma de ensino em anatomia animal: conteúdos didáticos para o ambiente virtual de aprendizagem e impressão 3D como técnica anatômica
Palavras-chave em português
Aprendizagem híbrida
Aprendizagem mista
Biomodelo
Impressão 3D
Medicina Veterinária
Resumo em português
Este projeto tem o objetivo de desenvolver material didático a ser incorporado em uma plataforma de ensino em Anatomia Veterinária de maneira multidisciplinar num ambiente virtual. Embora seja a pedra angular da educação médica veterinária, a carga horária das aulas nesta disciplina vem, progressivamente, sendo reduzida ao longo das últimas décadas na maioria das universidades, juntamente a uma diminuição da utilização de cadáveres a serem dissecados pelos estudantes. Entre tantos motivos éticos e econômicos, um dos fatores que tem determinado esta prática está atrelado à inovação tecnológica, mediante o desenvolvimento de diversas técnicas complementares de ensino, as quais podem se revelar vantajosas. Como resultado deste trabalho, apresenta-se o desenvolvimento de nove módulos hospedados no Google Classroom, os quais sustentam o propósito educacional de oferecer aos discentes ferramentas destinadas à construção do conhecimento integrado relativo ao complexo forma-função, bem como aos aspectos inseridos na clínica de caninos domésticos. Foram produzidos também biomodelos mediante técnica de impressão 3D, sendo para isto realizada a prototipagem pela conversão de imagens tomográficas de peças anatômicas escaneadas pelo Serviço de Diagnóstico por Imagem da FMVZ/USP. Conclui-se que o presente trabalho cria um auxílio pedagógico que pode mitigar as dificuldades encontradas no processo ensino-aprendizagem no tema Anatomia Animal, que compõem as disciplinas de graduação em Medicina Veterinária.
Título em inglês
Animal anatomy teaching platform: didactic content for virtual learning environment and 3D printing as an anatomical technique
Palavras-chave em inglês
3D printing
B-learning
Biomodel
Blended learning
Veterinary Medicine
Resumo em inglês
This project aims at developing didatic content to be incorporated into a teaching platform in Veterinary Anatomy thought multidisciplinary way in virtual environment. Although it is the cornerstone of veterinary medical education, the schedule hours in this discipline have been progressively reduced over the last decades in most universities, together with a decrease in the use of cadavers to be dissected by students. Among so many ethical and economic reasons, one of the factors that have determined this practice is linked to technological innovation, through the development of complementary teaching method, which can prove to be advantageous. As result of this work, it presents nine modules hosted in Google Classroom, which support the educational purpose of offering students tools aimed at building integrated knowledge related to the complex form-function, as well as the aspects inserted in the canine clinic. Biomodels were also produced using the 3D printing technique, for which prototyping was performed by converting tomographic images of anatomical parts scanned by the FMVZ/USP Diagnostic Imaging Service. It is concluded that the present work creates a pedagogical tool that can mitigate the difficulties for teaching-learning process in the theme Animal Anatomy, which make up the undergraduate courses in Veterinary Medicine.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2020-08-21
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.