• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Livre Docencia
DOI
10.11606/T.9.2008.tde-19122007-065254
Documento
Autor
Nome completo
Michele Vitolo
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 1989
Banca examinadora
Higuchi, Tomoko (Presidente)
Colombo, Angelo Jose
Strufaldi, Bruno
Terra, Walter Ribeiro
Waisbich, Ezequiel
Título em português
Efeito do pH e da aeração sobre atividade inversática de células intactas de levedura (Saccharomyces cerevisiae) obtidas por cultivo descontínuo.
Palavras-chave em português
Fermentação discontínua
Invertase
Levedura
Saccharomyces cerevisiae
Resumo em português
Mediu-se a atividade invertásica de células intactas de levedura (S. cerevisiae) cultivadas por processo fermentativo descontinuo, utilizando-se mosto constituído basicamente de melaço de cana de açúcar. Além disso, foram determinados, também, as concentrações de etanol (E), de células (X), de açúcares redutores (S) e de sacarose (S’). Variou-se a vazão especifica de ar (φ) entre O e 3,0 L/L.min e o pH entre 4,0 e 6,5, tendo sido mantidos fixos os parâmetros: a) N = 500 min-1-l ; b) volume inicial de mosto inoculado = 3 L; c) volume do inóculo = 450 mL ; d) idade do inóculo = 22 h; e) anti-espumante: dimetilpolisiloxano; f) sais de suplementação: MgS04.7H20 (0,075 g/L) (NH4)2SO4 (5,1 g/L) e Na2HP04.l2H20 (2,4 g/L). Realizaram-se, também, cultivos descontínuos (pH = 5,5 e φ 1,0 min -1) as temperaturas de 30°C; 35°C e 40° C. Através de balanços materiais adequados foi possível calcular as velocidades especificas de crescimento celular (Μ), de consumo de AR (ΜS) e de consumo de sacarose (Μ(S’-S). Os resultados obtidos mostraram, dentre outras coisas, que: 1) a atividade inversástca (v) variava ao longo do cultivo, atingindo valor mínimo após 4 ou 5 h de processo, passando, em seguida, a aumentar abruptamente; 2) o pH, a aeração e a temperatura influíram no perfil das curvas v = f(t), na produção global da enzima e na v final das células intactas; 3) a invertase em mo mento algum foi um fator limitante da disponibilidade de AR para as células; 4) a célula utilizou os nutrientes do mosto não só para o crescimento, mas também para a formação de outras substâncias; 5) a maior produção de invertase, que foi da ordem de 8,24 gART/L.min, ocorreu no cultivo realizado em pH = 5,0 e φ = 2,0 min-1-l; 6) os maiores valores de v (da ordem de 1,7 gART/gcél.min) foram obtidos em sistemas aerados e em pH 5,0 e 5,5. Atribuiu-se a variação de v durante o cultivo à ação combinada dos seguintes fatores: a) mecanismos de repressão-desrepressão; b) disponibilidade no mosto de uma fonte de C de reserva; c) estímulos diferenciados sobre a ia oxidativa, intermediados, sobretudo, pelo O2 dissolvido; d) variações intra e extracelulares do pH. Em linhas gerais, a variação de v = f(t} pode ser visualizada como resultado das intensas modificações conformacionais e químicas sofridas pela parede celular durante os processos de crescimento e multiplicação da levedura, causando posicionamentos diversos e aleatórios das moléculas de enzima no espaço periplásmico, além de mudanças na própria estrutura da prote1na, tornando-as mais ou menos acessíveis às moléculas de substrato.
Título em inglês
Effect of pH and aeration on the invertase activity of intact yeast cells (Saccharomyces cerevisiae) attained through discontinuous culture.
Palavras-chave em inglês
Discontinuous fermentation
Invertase
Saccharomyce cerevisiae
Yeast
Resumo em inglês
Abstract not available.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2008-01-10
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.