• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Livre Docencia
DOI
https://doi.org/10.11606/T.43.2015.tde-27072015-175942
Documento
Autor
Nome completo
Alberto Villani
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2015
Banca examinadora
Fleming, Henrique (Presidente)
Alvares, Beatriz Alvarenga
Beisiegel, Celso de Rui
Rezende, Sérgio Machado
Rodrigues, Alexandre Martins
Título em português
Conteúdo científico e problemática educacional na formação do professor de ciência
Palavras-chave em português
Educação de ciências
Física experimental
Resumo em português
Este trabalho refere-se à formação do professor de Ciência; propõe que este processo se constitua na passagem de uma visão comum sobre conteúdo científico, ensino, aprendizagem e educação para uma conceituação científica desses mesmos fatores, baseada em resultados das pesquisas nessas áreas. Após uma discussão detalhada sobre Ciência e desenvolvimento científico, concepções espontâneas e projetos de ensino, contribuições metodológicas e enfoques ideológicos, é discutido o esboço de um currículo moderno de Licenciatura em Ciências, capaz de integrar conteúdo científico e problemática educacional.
Título em inglês
Scientific content and educational issues in teacher education science
Palavras-chave em inglês
Experimental physics
Science education
Resumo em inglês
This work deals with the training of Science teachers. It is proposed that this process should consist in promoting the change from a common vision about scientific content, teaching, learning and education to a scientific conceptualization of the same themes, based on the results of researches in these areas. After a detailed discussion about Science and scientific development, spontaneous reasoning and projects on teaching, methodological contributions and ideological approaches, it is presented and discussed an out-line of a modern curriculum for the training of Science teachers, able to integrate scientific contents and educational problems.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
RE46290Villani.pdf (8.52 Mbytes)
Data de Publicação
2015-07-31
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.