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Tese de Livre Docencia
Documento
Autor
Nome completo
Aldaísa Cassanho Forster
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2004
Banca examinadora
Franco, Laercio Joel (Presidente)
Almeida, Maria Cecilia Puntel de
Carvalho, Maria das Graças
Lotufo, Paulo Andrade
Rocha, Gutemberg de Melo
Título em português
Estudo sobre a formação em Atenção Primária e Medicina de Família no Curso de Medicina da Universidad Autónoma de Madrid, Espanha, 1999-2000.
Palavras-chave em português
Atenção Primária
Avaliação de processo e resultados
Educação médica
Investigação qualitativa
Medicina de família
Reforma sanitária
Resumo em português
Este estudo teve por objetivo conhecer a formação médica em Atenção Primária na Espanha e o papel que a especialidade Medicina Familiar y Comunitaria (MFyC) exerceu sobre essa formação, tendo por cenário a Reforma Sanitária da Espanha no contexto da União Européia. Foi realizado no Departamento de Medicina Preventiva y Salud Pública de la Faculdad de Medicina de la Universidad Autónoma de Madrid (UAM), em 2001. Foi desenvolvido junto à Unidade Docente de Atenção Primária da UAM e em oito Centros de Saúde (CS) da Área 5 de AP-Madri, acreditados pela universidade, para a realização de práticas acadêmicas, A investigação adotou as abordagens quantitativa e qualitativa24, utilizando-as como estratégias de aproximação da realidade mediante o estudo quantitativo, buscando compreender a complexidade dos aspectos discutidos/envolvidos por meio de uma abordagem qualitativa. As técnicas de investigação utilizadas foram: análise documental sobre o ensino de graduação da Faculdade de Medicina da UAM, estudo da estrutura docente assistencial de oito CS, observação, pesquisa de percepção e entrevistas individuais semiestruturadas Os principais resultados obtidos foram: a estrutura didático e assistencial dos CS da Área 5 AP de Madri era de qualidade boa a excelente, a capacidade docente oferecida esteve acima da utilização das três disciplinas em AP (optativas e obrigatória) do novo currículo médico da UAM, as equipes de AP mostraram-se motivadas para as atividades docentes de graduação médica e do programa de residência de MF y C, a realização das atividades assistenciais, de ensino e de educação contínuada exigia esforços individuais das equipes e a maioria referiu expectativas de melhor integração com a unidade docente de AP e universidade. 10 Conclusões: a metodologia quanti-qualitativa mostrou-se adequada à pesquisa, os resultados do estudo apontaram para a necessidade de reformulações nas políticas de recursos humanos e de gestão para as mudanças pretendidas pelo sistema de saúde espanhol no contexto dos países da União Européia.
Título em inglês
Study of the training in Primary Care and Family Medicine in the Medical Course of Universidad Autónoma de Madrid, Spain, 1999/2000.
Palavras-chave em inglês
Assessment of process and outcomes
Expectations
Family medicine
Health policy
Medical education
Primary care
Qualitative research
Sanitary reform
Resumo em inglês
The objective of the present study was to obtain information about medical education in Primary Care in Spain and the role of Family and Community Medicine (FM) in this training. The background of the study was the Sanitary Reform of Spain within the context of the European Community and the study was conducted in the Department of Preventive Medicine and Public Health, Faculty of Medicine, Autonomous University of Madrid (UAM) in 2001. The study was carried out at the Teaching Unit of Primary Care (PC) of UAM and at eight Health Centers (HC) in Area 5 of Primary Care-Madrid, credited by the university, for the execution of academic practices. The investigation adopted quantitative and qualitative approaches, using them as strategies for the approach to reality by means of a quantitative study, with the objective of understanding the complexity of the aspects discussed/involved by means of a qualitative approach. The techniques used for investigation were: documental analysis of the undergraduate education at the Faculty of Medicine of UAM, study of the assistance and teaching structure at the eight HC, observation, perception research, and individual semi-structured interviews. The main results obtained were as follows: the teaching and assistance structure of the HC in area 5 of PHC in Madrid was of good to excellent quality, the teaching capacity offered went beyond the use of three disciplines in PC (optional and required) of the new medical curriculum of UAM, the PC teams were found to be motivated for the teaching activities of the medical course and of the residency program of FM, the execution of assistance, teaching and continued education required individual efforts from the team, and most of them reported expectations of a better integration between the teaching unit of PC and the university. Conclusions: the 12 quantitative-qualitative methodology proved to be adequate to the research and the results of the study indicated the need for reformulations of the policies of human resources and management for the changes intended by the Spanish health system within the context of the countries of the European Community.
 
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FORSTER.pdf (576.58 Kbytes)
Data de Publicação
2008-01-23
 
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