• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Livre Docencia
Documento
Autor
Nome completo
Vera Maria Pallamin
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2013
Banca examinadora
Goncalves, Lisbeth Ruth Rebollo (Presidente)
Agostino, Mario Henrique Simao D
Freire, Maria Cristina Machado
Ghoubar, Khaled
Grossmann, Martin
Título em português
Cidade, cultura e arte urbana contemporâneas: tensões consideradas à luz da relação entre criação e resistência
Palavras-chave em português
Arte urbana contemporânea
Cidade contemporânea
Criação e resistência
Cultura urbana
Emancipação
Estético-politíco
Resumo em português
Os textos aqui selecionados tratam de relações entre cidade, cultura e arte urbana contemporâneas, e foram elaborados após o ano 2000. Neles inscrevem-se temas, conceitos e princípios importantes do meu percurso intelectual como docente e pesquisadora na FAUUSP, os quais têm sido trabalhados em disciplinas, pesquisas, seminários, grupos de estudos, orientações, mesas redondas, palestras e atividades afins. Essa escolha organiza-se em torno de três núcleos de questões interligadas e que se alimentam mutuamente: o primeiro diz respeito à relação entre o estético e o político; o segundo, à relação entre cidade, arquitetura, espaço público e cultura urbana; e o terceiro, à arte urbana. Com esta montagem pretendo facilitar a apreensão da minha perspectiva compreensiva nesse campo, de modo a circunscrever alguns dos principais aspectos de uma posição teórica e um modo de olhar para esses fenômenos, mais do que uma análise pormenorizada de conceitos.O eixo tético que articula esses núcleos trata da relação entre criação e resistência. No interior desse eixo assenta-se a questão da emancipação, considerada não como o fim último de um projeto político, nem como um estado social de liberação. A acepção que mobilizo de emancipação associa-se à filosofia de Jacques Rancière e significa a verificação polêmica da igualdade, que leva a atos intermitentes de resistência, efetuados diante da lógica da desigualdade inerente ao vínculo social. Esta verificação é precária, descontínua e consiste na introdução de algo que é, ao mesmo tempo, próprio e impróprio a desafiar a ordem estabelecida, caracterizando o dissenso, motor da política. Nessa consideração dos fenômenos urbanos, culturais e artísticos interessa-me não apenas os atos de resistência em si mesmos, que são de enorme importância, mas também sua associação à dimensão da criação, isto é, o que mobilizam enquanto respostas, propostas ou intervenções às situações em pauta.
Título em inglês
Contemporary city, culture and urban art: tensions considered in the relation between creation and resistance
Palavras-chave em inglês
Aesthetic-political
Contemporary city
Contemporary urban art
Creation and resistance
Emancipation
Urban culture
Resumo em inglês
This collection of texts deals with contemporary relations between city, culture and art, organized around three interlinked nuclei: the first concerns the relationship between the aesthetic and the political; the second, the relation between city, architecture, public space and urban culture; and the third, to urban art (public art). The transversal axis articulating these nuclei is based on the philosophy of Jacques Rancière. Within this axis lies the question of emancipation, considered as the controversial verification of equality, which leads to intermittent acts of resistance, carried out in the face of the logic of inequality inherent in the social bond. This kind of verification is precarious, discontinuous, and consists in the introduction of something that is at the same time proper and improper to challenge the established order.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2017-09-29
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2014. Todos os direitos reservados.