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Tese de Livre Docencia
DOI
https://doi.org/10.11606/T.16.2010.tde-12072010-092635
Documento
Autor
Nome completo
Feres Lourenço Khoury
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2008
Banca examinadora
Vargas, Heliana Comin (Presidente)
Costa, Carlos Roberto Zibel
Eluf, Lygia Arcuri
Favaretto, Celso Fernando
Waldman, Berta
Título em português
Alguns dias e todos os dias : panoramas.
Palavras-chave em português
Alquimia
Espaço
Gravuras em metal
Livros de artista
Memória/Tempo
Natureza morta
Pinturas em rolo
Resumo em português
O CONJUNTO DE TRABALHOS ARTÍSTICOS, AQUI APRESENTADOS, compõe-se de diferentes séries, chamadas de territórios, cujas referências mapeiam e recortam minha pesquisa poética. Apresento, neste memorial, minha produção constituída nestes últimos vinte anos por diferentes interlocuções entre a minha atividade como artista e professor, resultando em experiências e projetos, que contribuíram para aprimorar as relações e os modos de realização do trabalho artístico e didático. Os focos destes territórios identificam-se como conjuntos que especulam operações e produções ordenadoras de minha linguagem. A linguagem, como uma estrutura semiótica e articuladora de uma expressão poética, contamina-se de um universo no qual operam interlocuções, procedimentos e práticas de realizações produtivas, investigando as diferentes fontes do conhecimento. Assim, fluxos culturais incidem em seu corpo, modificando-o e brotando ilações de interesse e de diálogos entre a literatura, a poesia, os textos críticos ou a ciência. Demonstrando o processo e a construção do meu trabalho, proponho a partir dos diversos territórios caracterizar um projeto, onde o imaginário criado se desenvolve, objetivando a relação entre texto e imagem, assim como a intervenção do tempo, do ritmo e da leitura, a partir de diferentes modos de percepção. Assim, em Construções Negras: Lugares; lemos imagens desenhadas em torno de resíduos gráficos acumulados por várias adições e subtrações de desenhos; em Transmutação do Livro Mudo lemos o projeto fantasioso de um livro de figuras da Alquimia, transmudado por imagens geométricas evocando a metáfora alquímica; em Construções: Arqueologia Gravada lemos imagens negras gravadas com a técnica da ponta seca, evocando espaços de memória e ambigüidades da relação figura-fundo; em Papéis avulsos: Lugares Caligrafados; Livros de Artista e Kinematógrafos lemos um novo trabalho, onde a poesia caligrafada e a imagem dialogam em torno de pequenas ou extensas composições que, partindo da manipulação do suporte e da técnica artística, ressurgem desenhadas ou pintadas nas páginas dos livros de artista, dos kinematógrafos ou rolos e dos papéis avulsos.
Título em inglês
Some days and every day : panoramas.
Palavras-chave em inglês
Alchemy
Artist books
Engraving
Kinematographs
Memory/Time
Space
Still life
Resumo em inglês
THE WORKS OF ART PRESENTED HERE COMPRISE DIFFERENT SERIES, or territories, whose references map and section my poetic research. In this artistic memoir, I present my output over the last twenty years through different interlocutions between my activity as an artist and as a teacher, resulting in experiments and projects that have contributed to polishing the relations and modes of artistic and didactic production. The focuses of these territories reveal themselves as conjuncts that contemplate the ordering operation and productions of my language. Language, as the semiotic and articulating structure of poetic expression, shot through with a universe in which the interlocutions, procedures and practices of production operate. As such, cultural influences work upon its body, modifying it and drawing out illations of interest and of dialogue between literature, poetry and critical and scientific text. By demonstrating the process and construction of my work, my purpose is to characterize a project, through its diverse territories, in which the created imagination develops, aiming toward the relationship between text and image, as well as intervention in time, rhythm and reading, through different modes of perception. In Black Constructions: Places, we read from images drawn around graphic debris accumulated over the course of various additions and subtractions to the drawing; in Transmutation of the Mute Book, we see the fantastical project of a book of figures from alchemy, transmuted into geometrical images in an evocation of alchemical metaphor; in Constructions: Archaeology Engraved we encounter dark images made in dry point, evoking the halls of memory and ambiguities in the figure-background relationship; in Sundry Papers: Handwritten Places; Artist Books and Kinematographs we see a new endeavour, in which handwritten poetry and the image dialogue around small or large compositions that, with the manipulation of the artistic support and technique, re-emerge drawn or painted onto the pages of an artist’s book, onto kinematographs or magic lanterns, or on sundry sheets of paper.
 
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Data de Publicação
2010-07-12
 
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