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Tese de Livre Docencia
DOI
10.11606/T.12.2018.tde-10072018-091012
Documento
Autor
Nome completo
Elza Fatima Rosa Veloso
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2017
Banca examinadora
Saes, Maria Sylvia Macchione (Presidente)
Comini, Graziella Maria
Freitas Junior, Antonio Rodrigues de
Malvezzi, Sigmar
Oliva, Eduardo de Camargo
Título em português
Decisões na transição interprofissão: um modelo de orientação de mudanças de carreira
Palavras-chave em português
Administração de carreiras
Carreira profissional
Recursos humanos
Resumo em português
Neste trabalho, é proposto um modelo de orientação de mudanças de carreira, que envolve dois temas, “transições de carreira” e “decisões de carreira”. A pesquisa bibliográfica indicou que, embora a literatura associe esses dois temas indiretamente, de forma geral, não promove o diálogo dos conceitos e teorias que os envolvem. Essa lacuna, associada ao fato de que a transição de carreira de pessoas que atuavam em outras profissões para a docência de nível superior é um fenômeno recente e importante no Brasil, levou à elaboração do seguinte objetivo geral: analisar a transição interprofissão de professores universitários brasileiros. O raciocínio que permeia o estudo é o de que, apesar de cada pessoa ter sua própria maneira de enfrentar mudanças em sua carreira, a orientação que recebem em momentos críticos da sua vida profissional interfere na assertividade das decisões. Por meio da realização de pesquisa quantitativa com 457 professores universitários que consideram ter mudado de profissão quando decidiram ingressar na carreira acadêmica de nível superior, foram analisadas cinco hipóteses de pesquisa, sobre a influência dos seguintes constructos sobre as decisões de carreira: percepção sobre a profissão anterior; impulsionadores das transições; atributos das transições; recursos acionados. Os resultados sugerem que o modelo estrutural obtido demonstra a maneira como a transição interprofissão acontece em termos de atributos e recursos, que influenciam tanto as decisões racionais, quanto as subjetivas. Constatou-se, também, que a menor carga de trabalho permite maior identificação dos atributos positivos da transição. Entre as análises, destaca-se que as pessoas, ao perceberem a situação da profissão anterior com incerteza, tendem a tomar decisões mais emocionais e sujeitas a variações contextuais. Por outro lado, ao perceberem ter os recursos necessários e os atributos positivos da mudança, conseguem tomar decisões mais racionais. A partir do modelo estatístico, das reflexões sobre os resultados e sobre conceitos e teorias, foi possível elaborar a proposta de um modelo de orientação de mudanças de carreira. Com esse modelo, busca-se ajudar pessoas a tomarem decisões mais conscientes e assertivas em “encruzilhadas” que marcam a vida profissional, por meio de cinco fatores orientadores: Posicionar a mudança no momento de vida; Avaliar, cuidadosamente, a situação profissional que originou o desejo de mudança; Refletir sobre as características da mudança; Fazer um balanço dos recursos que podem ser acionados durante a mudança; Analisar as características da nova situação profissional.
Título em inglês
Decisions in the interprofission transitions: a model of guidance for career changes
Palavras-chave em inglês
Career management
Human resources
Professional career
Resumo em inglês
In this work, a career change orientation model is proposed, involving two themes, "career transitions" and "career decisions". The bibliographic research indicated that, although the literature associates these two themes indirectly, in general, it does not promote the dialogue of the concepts and theories that involve them. This gap, coupled with the fact that the career transition of people who worked in other professions to higher education teaching is a recent and important phenomenon in Brazil, led to the elaboration of the following general objective: analyze the interprofession transition of Brazilian university professors. The rationale behind the study is that although each person has his or her own way of facing career changes, the orientation they receive at critical moments in their professional life interferes with the assertiveness of decisions. Through a quantitative research with 457 university professors who considered having changed their profession when they decided to enter the academic career of higher level, five research hypotheses were analyzed, on the influence of the following constructs on career decisions: perception about the previous profession; transitions boosters; attributes of transitions; activated resources. The results suggest that the structural model obtained demonstrates how the interprofession transition happens in terms of attributes and resources, which influence both rational and subjective decisions. It was also observed that the lower workload allows greater identification of the positive attributes of the transition. Among the analyzes, it is emphasized that people, when they perceive the situation of the previous profession with uncertainty, tend to make more emotional decisions and, thus, subject to contextual variations. On the other hand, when they realize they have the necessary resources and the positive attributes of change, they can make more rational decisions. From the statistical model of the reflections on the results and on concepts and theories, it was possible to elaborate the proposal of a model of orientation of career changes. With this model, it is sought to help people to make more conscious and assertive decisions at "crossroads" that mark professional lives, through five guiding factors: To position the change on a given moment of life; Carefully assess the professional situation that led to the desire for change; Reflect on the characteristics of the change; Take stock of the resources that can be triggered during the change; Analyze the characteristics of the new professional situation.
 
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Data de Publicação
2018-07-11
 
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